Caderno do Futuro – Ciências 9º ano – Professor

0 Compart.
Caderno do Futuro - Ciências 9º ano - Professor

Habilidade BNCC:
(EF09CI08) – Representar, por meio de cadeias e teias alimentares, a transferência de matéria e energia entre os seres vivos, considerando o papel dos produtores, consumidores e decompositores nos ecossistemas.


Objetivo da Atividade:

  • Entender o conceito de cadeia alimentar e teia alimentar.
  • Compreender o papel de cada ser vivo na transferência de energia nos ecossistemas.
  • Analisar o impacto da extinção de uma espécie na cadeia alimentar.

Atividade Proposta:

  1. Leitura Inicial:
    Leia o trecho a seguir sobre Cadeias e Teias Alimentares: “Nos ecossistemas, as cadeias alimentares mostram como a energia flui de um ser vivo para outro. Os produtores, como as plantas, capturam a energia do Sol e a transformam em alimento. Os consumidores, como herbívoros e carnívoros, obtêm energia ao se alimentar de outros seres vivos. Por fim, os decompositores, como fungos e bactérias, quebram a matéria morta e devolvem os nutrientes ao solo, fechando o ciclo.”
  2. Questões de Compreensão:
    a) O que são os produtores em uma cadeia alimentar?
    b) Qual é o papel dos decompositores nos ecossistemas?
  3. Exercício Prático – Construção de uma Cadeia Alimentar:
    Imagine um ecossistema de floresta tropical. Construa uma cadeia alimentar simples que inclua os seguintes seres vivos: árvore, gafanhoto, sapo e fungo. Organize-os na ordem correta, identificando quem é o produtor, consumidor e decompositor.
  4. Discussão em Grupo:
    a) Como o desequilíbrio na cadeia alimentar pode afetar um ecossistema?
    b) O que aconteceria se os decompositores deixassem de existir?
  5. Tarefa de Casa:
    Pesquise sobre uma espécie em extinção e descreva o impacto da extinção dessa espécie em uma cadeia ou teia alimentar do seu ecossistema. Como isso afeta os demais seres vivos?

Possível Resposta (Exemplo de Cadeia Alimentar):

  • ÁrvoreGafanhotoSapoFungo
  • A árvore é o produtor. O gafanhoto é o consumidor primário (herbívoro). O sapo é o consumidor secundário (carnívoro). O fungo é o decompositor, que quebra a matéria morta e devolve nutrientes ao solo.

Conclusão:

Esta atividade ajuda os alunos a compreender a importância das cadeias e teias alimentares, incentivando-os a visualizar a interdependência entre os seres vivos e o impacto que a extinção de uma espécie pode causar no equilíbrio dos ecossistemas, conforme a BNCC sugere.

Formulário Professores Vips
Rolar para cima