Princípio multiplicativo da contagem – Matemática 8 º ano

0 Compart.
Princípio multiplicativo da contagem - Matemática 8 º ano

Ano/Série: 8º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Matemática
Tema: Princípio Multiplicativo da Contagem
Duração: 2 aulas (50 minutos cada)
Habilidades da BNCC:

  • EF08MA09: Resolver e elaborar problemas que envolvam o uso do princípio multiplicativo da contagem, aplicando estratégias para determinar o número de combinações possíveis em situações cotidianas.

Objetivo:

  • Compreender o Princípio Multiplicativo da Contagem e sua aplicação em problemas práticos.
  • Desenvolver a capacidade de resolver problemas que envolvem contagem de combinações, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Aplicar o conhecimento em situações do cotidiano, como organização de eventos, criação de senhas, ou combinações de roupas.

Atividade 1: Introdução ao Princípio Multiplicativo da Contagem

Material Necessário:

  • Quadro ou projetor
  • Marcadores ou canetas
  • Folhas de papel

Descrição:

  1. Explicação Inicial:
    • O professor inicia a aula explicando o Princípio Multiplicativo da Contagem: “Se um evento pode ocorrer de mmm maneiras e outro evento pode ocorrer de nnn maneiras, então o número total de maneiras pelas quais ambos os eventos podem ocorrer é m×nm \times nm×n.”
    • Exemplifique usando situações simples, como a escolha de uma camisa e uma calça em um guarda-roupa com 3 camisas e 2 calças diferentes. Quantas combinações de roupa são possíveis?
  2. Exercício Prático:
    • Proponha exercícios onde os alunos devem aplicar o princípio para calcular o número de combinações possíveis em diferentes cenários, como:
      • Escolha de sorvetes com 3 sabores e 2 coberturas.
      • Combinações de senhas numéricas com 3 dígitos, onde cada dígito pode ser um número de 0 a 9.
  3. Discussão:
    • Discuta as soluções com a turma, destacando como o princípio facilita a contagem em situações onde listar todas as possibilidades seria impraticável.

Atividade 2: Resolução de Problemas Aplicados

Material Necessário:

  • Fichas de atividades com problemas contextualizados
  • Calculadoras (opcional)
  • Quadro ou projetor

Descrição:

  1. Apresentação de Problemas:
    • Entregue fichas de atividades contendo problemas que envolvem o uso do Princípio Multiplicativo da Contagem, como:
      • Organização de um evento com diferentes opções de comidas, bebidas e sobremesas.
      • Combinando diferentes acessórios para formar um conjunto de roupas.
      • Criação de diferentes números de telefone, onde cada dígito pode ser escolhido entre várias opções.
  2. Resolução em Grupo:
    • Divida a turma em pequenos grupos. Cada grupo deve resolver os problemas propostos, discutindo as estratégias de contagem e aplicando o princípio multiplicativo.
    • Incentive os alunos a explicar seus raciocínios e a registrar as soluções detalhadamente.
  3. Apresentação dos Resultados:
    • Cada grupo apresenta suas soluções para a turma, explicando como aplicaram o Princípio Multiplicativo da Contagem em cada situação.

Atividade 3: Criação de Problemas

Material Necessário:

  • Folhas de papel ou cadernos
  • Quadro ou projetor

Descrição:

  1. Desafio Criativo:
    • Peça aos alunos que criem seus próprios problemas que envolvam o Princípio Multiplicativo da Contagem, utilizando situações do cotidiano ou interesses pessoais (como esportes, tecnologia, moda, etc.).
    • Eles devem formular o problema, resolver utilizando o princípio e apresentar as soluções.
  2. Compartilhamento:
    • Os alunos trocam os problemas criados com colegas para resolverem.
    • O professor pode escolher alguns problemas para serem resolvidos coletivamente em sala, destacando a criatividade na aplicação do princípio.
  3. Reflexão Final:
    • Conduza uma discussão sobre a importância do Princípio Multiplicativo da Contagem e sua aplicabilidade em diferentes áreas, como organização, informática, e estatísticas simples.

Respostas Esperadas:

  1. Atividade 1:
    • Os alunos devem ser capazes de calcular o número total de combinações possíveis em diferentes cenários, aplicando corretamente o Princípio Multiplicativo da Contagem.
  2. Atividade 2:
    • Cada grupo deve resolver os problemas de forma precisa, utilizando estratégias de contagem adequadas, e explicar claramente o raciocínio por trás das soluções.
  3. Atividade 3:
    • Os problemas criados pelos alunos devem demonstrar uma compreensão clara do princípio, aplicando-o a situações do cotidiano. As soluções devem refletir o entendimento correto do número de combinações possíveis.

Essa proposta de atividades busca consolidar o entendimento do Princípio Multiplicativo da Contagem entre os alunos do 8º ano, aplicando-o em situações práticas e estimulando a criatividade na formulação de problemas.

Formulário Professores Vips
Rolar para cima