Atividade – Matemática EJA – 8º ano

Atividade - Matemática EJA - 8º ano

Ano/Série: 8º ano – EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Disciplina: Matemática
Tema: Perímetro
Duração: 2 aulas (50 minutos cada)
Habilidades da BNCC:

• EF08MA12: Calcular o perímetro de figuras geométricas planas em situações do cotidiano, utilizando diferentes estratégias e ferramentas.

Objetivo:

• Compreender o conceito de perímetro e sua aplicação em diferentes figuras geométricas planas.
  • Desenvolver a habilidade de calcular o perímetro em situações práticas do dia a dia.
  • Incentivar a resolução de problemas utilizando o perímetro, aplicando o conceito em situações reais.

Atividade 1: Introdução ao Conceito de Perímetro

• Quadro ou projetor
  • Réguas
  • Fichas de atividades com figuras geométricas desenhadas

1. Explicação Inicial:
    • O professor introduz o conceito de perímetro como a soma das medidas de todos os lados de uma figura geométrica plana.
    • Dê exemplos de figuras simples, como quadrados, retângulos e triângulos, e explique como calcular o perímetro de cada uma.
  2. Medindo Figuras:
    • Distribua réguas e fichas com figuras geométricas desenhadas para os alunos.
    • Peça para que os alunos meçam os lados das figuras utilizando a régua e calculem o perímetro somando as medidas obtidas.
  3. Discussão:
    • Após o cálculo, os alunos compartilham os resultados e discutem as diferentes estratégias utilizadas para medir e somar as medidas dos lados.

Atividade 2: Aplicação Prática do Conceito de Perímetro

Material Necessário:

• Fichas de atividades com problemas contextualizados
  • Calculadoras (opcional)
  • Quadro ou projetor

1. Problemas Contextualizados:
    • Entregue fichas de atividades com problemas práticos que envolvam o cálculo do perímetro, como:
      • Calcular o perímetro de um jardim retangular para cercá-lo.
      • Determinar o perímetro de um terreno para a compra de cercas.
      • Medir o perímetro de um quadro para a instalação de uma moldura.
  2. Resolução em Duplas:
    • Organize os alunos em duplas para resolver os problemas, incentivando a colaboração e a discussão sobre as melhores estratégias de cálculo.
    • As duplas devem apresentar as soluções e explicar o raciocínio por trás de cada resposta.
  3. Reflexão e Generalização:
    • Conclua a atividade refletindo sobre como o conceito de perímetro pode ser útil em várias situações cotidianas, como no planejamento de obras, jardinagem e decoração.

Atividade 3: Projeto Prático de Construção de Figuras

Material Necessário:

• Materiais de construção (palitos de sorvete, barbante, papel, tesoura, etc.)
  • Fitas métricas ou réguas
  • Caderno para anotação

Descrição:

1. Desafio de Construção:
    • Proponha aos alunos um projeto onde eles devem construir figuras geométricas usando materiais como palitos de sorvete ou barbante.
    • Cada figura deve ter um perímetro específico definido pelo professor, como 24 cm para um quadrado ou 30 cm para um triângulo.
  2. Medindo e Ajustando:
    • Após a construção, os alunos devem medir o perímetro das figuras construídas e ajustá-las se necessário para alcançar o perímetro especificado.
  3. Apresentação:
    • Os alunos apresentam suas figuras para a turma, explicando como conseguiram alcançar o perímetro solicitado e quais desafios enfrentaram.

1. Atividade 1:
    • Os alunos devem ser capazes de medir corretamente os lados das figuras geométricas e calcular o perímetro somando as medidas.
  2. Atividade 2:
    • Os problemas práticos devem ser resolvidos com precisão, aplicando o conceito de perímetro em contextos reais.
  3. Atividade 3:
    • As figuras construídas pelos alunos devem ter o perímetro solicitado, e eles devem ser capazes de explicar como ajustaram as medidas para alcançar o resultado desejado.

Essa proposta de atividades visa garantir que os alunos do EJA compreendam e apliquem o conceito de perímetro em situações do cotidiano, desenvolvendo habilidades práticas e resolvendo problemas matemáticos relevantes para suas vid