Plano de aula • Jogos matemáticos – Anos finais do EF

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Plano de aula • Jogos matemáticos - Anos finais do EF

Os jogos matemáticos têm um papel significativo na educação dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Segundo Malba Tahan (1968), para que esses jogos alcancem os resultados desejados, é crucial que sejam dirigidos pelos educadores. Isso ocorre porque as crianças pensam de forma diferente dos adultos, e o objetivo não é apenas ensiná-las a jogar, mas sim utilizar o jogo como uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico.

Os jogos proporcionam um ambiente de aprendizagem lúdico e motivador, onde os alunos podem explorar conceitos matemáticos de maneira mais natural e menos intimidadora. No entanto, o papel do professor é essencial nesse processo. É necessário observar atentamente como as crianças interagem com os jogos, interferindo de maneira estratégica para levantar questões que promovam o pensamento crítico e ajudem na construção de regras e estratégias de resolução.

Ao questionar e orientar os alunos durante o jogo, o professor pode direcionar o foco para os conceitos matemáticos que se deseja trabalhar, sem quebrar a dinâmica do grupo. Dessa forma, os jogos matemáticos tornam-se uma poderosa ferramenta para promover o desenvolvimento cognitivo, estimular a colaboração entre os alunos e facilitar a compreensão de conceitos abstratos, preparando os estudantes para desafios mais complexos.

Incorporar jogos matemáticos no currículo dos Anos Finais, portanto, não é apenas uma maneira de tornar as aulas mais dinâmicas, mas uma estratégia eficaz para alcançar os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvendo competências essenciais de forma integrada e prazerosa.

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