Oficina de Escrita de Gêneros Textuais e Digitais II – LP 8º ano

0 Compart.

Ano/Série: 8º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Gêneros Textuais Digitais
Duração: 2 aulas (50 minutos cada)
Habilidades da BNCC:

  • EF69LP22: Analisar a estrutura e as características de diferentes gêneros textuais, com foco nos gêneros digitais.
  • EF89LP05: Produzir textos de diferentes gêneros e mídias, considerando os contextos de circulação e as especificidades dos suportes digitais.

Objetivo:

  • Compreender as características dos gêneros textuais digitais e suas diferenças em relação aos gêneros tradicionais.
  • Analisar e produzir textos digitais, refletindo sobre as especificidades do meio digital, como hiperlinks, multimodalidade, e interação com o leitor.
  • Desenvolver habilidades de escrita e leitura em ambientes digitais, preparando os alunos para a comunicação contemporânea.

Atividade 1: Introdução aos Gêneros Textuais Digitais

Material Necessário:

  • Quadro ou projetor
  • Exemplos de textos digitais (posts de blog, tweets, e-mails, comentários em redes sociais, etc.)

Descrição:

  1. Discussão Inicial:
    • O professor inicia a aula perguntando aos alunos quais tipos de textos eles costumam ler ou escrever online. A partir das respostas, o professor apresenta o conceito de gêneros textuais digitais, como e-mails, blogs, postagens em redes sociais, comentários, e mensagens instantâneas.
    • Explique como esses gêneros se diferenciam dos gêneros textuais tradicionais (como cartas ou artigos) em termos de linguagem, estrutura, e interatividade.
  2. Análise de Exemplos:
    • Mostre exemplos de diferentes gêneros textuais digitais. Analise cada exemplo em conjunto com os alunos, identificando as características principais, como a linguagem informal, o uso de hiperlinks, imagens, emojis, e a importância da concisão.
  3. Discussão sobre Impacto:
    • Discuta como o contexto digital influencia a forma como nos comunicamos. Por exemplo, a necessidade de ser breve em tweets ou o uso de emojis para expressar emoções em mensagens.

Atividade 2: Produção de Textos Digitais

Material Necessário:

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Caderno ou folhas para rascunho

Descrição:

  1. Escolha de Gênero:
    • Divida a turma em grupos e peça que cada grupo escolha um gênero textual digital para produzir. As opções podem incluir:
      • Postagem em um blog ou rede social sobre um tema atual.
      • E-mail formal ou informal.
      • Comentário em uma postagem de blog ou rede social.
      • Mensagem em um chat ou grupo de mensagens instantâneas.
  2. Produção do Texto:
    • Cada grupo deve planejar e produzir seu texto, considerando o público-alvo, o objetivo da mensagem, e as características do gênero escolhido.
    • Incentive os alunos a utilizar elementos típicos dos textos digitais, como hiperlinks, imagens, e emojis, quando apropriado.
  3. Apresentação e Reflexão:
    • Cada grupo apresenta seu texto para a turma, explicando as escolhas feitas e como aplicaram as características do gênero digital.
    • O professor e os colegas oferecem feedback, destacando pontos fortes e sugerindo melhorias.

Atividade 3: Reflexão Crítica sobre os Gêneros Digitais

Material Necessário:

  • Quadro ou projetor
  • Caderno ou folhas para anotações

Descrição:

  1. Discussão sobre Confiabilidade e Impacto:
    • O professor conduz uma discussão sobre a confiabilidade dos textos digitais. Questione os alunos sobre como avaliar a veracidade de informações online e o impacto que as fake news podem ter.
    • Explore a ideia de que, no ambiente digital, todos podem ser produtores de conteúdo, o que exige que os leitores sejam críticos e atentos.
  2. Exercício de Verificação:
    • Proponha um exercício onde os alunos devem identificar e verificar a confiabilidade de uma informação encontrada online, discutindo os critérios que utilizaram para determinar se a informação é verdadeira ou não.

Respostas Esperadas:

  1. Atividade 1:
    • Os alunos devem demonstrar compreensão das características dos gêneros textuais digitais, identificando elementos como linguagem informal, multimodalidade, e interatividade.
  2. Atividade 2:
    • Os textos produzidos pelos alunos devem refletir o gênero escolhido, utilizando adequadamente os recursos disponíveis no ambiente digital, como hiperlinks e emojis.
  3. Atividade 3:
    • Os alunos devem ser capazes de discutir criticamente a confiabilidade dos textos digitais e aplicar estratégias de verificação para avaliar a veracidade das informações encontradas online.

Essa proposta de atividades busca desenvolver a compreensão dos alunos sobre os gêneros textuais digitais, preparando-os para a comunicação eficaz e crítica no ambiente digital contemporâneo.

Formulário Professores Vips
Rolar para cima