Caderno do Futuro – Ciências 9º ano – aluno

0 Compart.
Caderno do Futuro - Ciências - 9º ano aluno

Habilidade BNCC:
(EF09CI12) – Avaliar as interações da sociedade com o ambiente, identificando problemas ambientais (locais e globais) e propondo ações que possam contribuir para a sustentabilidade socioambiental.


Objetivo da Atividade:

  • Compreender e avaliar os principais problemas ambientais globais e locais, como poluição, desmatamento, aquecimento global e perda da biodiversidade.
  • Propor soluções práticas para contribuir com a sustentabilidade.

Atividade Proposta:

  1. Leitura Inicial:
    Leia o trecho abaixo sobre Aquecimento Global: “O aquecimento global é um dos principais problemas ambientais enfrentados pela humanidade. Ele resulta do acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera, que causam o aumento da temperatura média do planeta. Esse fenômeno é causado, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis e pelo desmatamento, que intensificam o efeito estufa. As consequências incluem o derretimento das calotas polares, aumento do nível do mar, alterações climáticas e perda de biodiversidade.”
  2. Questões de Compreensão:
    a) O que causa o aquecimento global?
    b) Quais são algumas das consequências do aquecimento global mencionadas no texto?
  3. Discussão:
    Em grupos, os alunos deverão discutir as seguintes questões:
    a) Quais problemas ambientais afetam a sua comunidade local?
    b) Como esses problemas estão relacionados aos problemas globais, como o aquecimento global?
  4. Proposta de Soluções:
    Cada grupo deverá sugerir uma ação que poderia ser implementada na escola ou na comunidade para contribuir com a sustentabilidade e reduzir os impactos ambientais.
  5. Tarefa Final:
    Escreva um texto de 10 a 15 linhas explicando como a sua ação sugerida pode ajudar a melhorar o meio ambiente, mencionando os benefícios para a comunidade e o planeta.

Possível Resposta (Solução):

  • Ação sugerida: Campanha de Redução do Uso de Plástico na Escola
  • Explicação: A campanha pode conscientizar os alunos e professores sobre os impactos negativos do plástico no meio ambiente, principalmente nos oceanos e ecossistemas terrestres. A iniciativa pode incluir a troca de garrafas plásticas por reutilizáveis, a redução do uso de canudos e a coleta seletiva para reciclagem. Ao adotar essas medidas, estamos ajudando a reduzir a poluição, diminuir a produção de gases de efeito estufa e contribuir para a preservação da biodiversidade.

Conclusão:

Esta atividade proporciona aos alunos uma compreensão sobre os problemas ambientais, tanto globais quanto locais, e os encoraja a pensar em soluções práticas e aplicáveis, conforme sugerido pela BNCC.

Formulário Professores Vips
Rolar para cima