Atividades – Língua portuguesa – 8º ano

0 Compart.
Atividades - Língua portuguesa - 8º ano

Ano/Série: 8º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Classes de Palavras e Produção de Texto
Duração: 3 aulas (50 minutos cada)
Habilidades da BNCC:

  • EF08LP04: Analisar a estrutura e o sentido das classes de palavras em textos variados.
  • EF08LP07: Produzir textos de diferentes gêneros, adequando o uso das classes de palavras ao contexto de comunicação e ao público-alvo.

Objetivo:

  • Identificar e compreender as diferentes classes de palavras na língua portuguesa.
  • Aplicar o conhecimento das classes de palavras na produção de textos coerentes e coesos.
  • Desenvolver a habilidade de construir textos que atendam às normas gramaticais e ao propósito comunicativo.

Atividade 1: Revisão das Classes de Palavras

Material Necessário:

  • Quadro ou projetor
  • Cartões com exemplos de palavras de diferentes classes (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, etc.)

Descrição:

  1. Introdução:
    • O professor revisa com os alunos as principais classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, pronomes, preposições, conjunções, artigos, numerais e interjeições.
    • Exemplos de cada classe de palavra são apresentados no quadro ou em cartões.
  2. Classificação de Palavras:
    • Divida os alunos em grupos e distribua os cartões com palavras.
    • Cada grupo deve classificar as palavras nos cartões de acordo com sua classe gramatical.
    • Após a classificação, cada grupo apresenta suas respostas, e o professor esclarece possíveis dúvidas.
  3. Aplicação em Sentenças:
    • Peça aos alunos para criarem frases utilizando as palavras classificadas. As frases devem ser compartilhadas com a turma, destacando as diferentes classes de palavras.

Atividade 2: Análise de Texto e Identificação de Classes de Palavras

Material Necessário:

  • Texto curto de um gênero adequado ao nível (crônica, notícia, conto)

Descrição:

  1. Leitura e Compreensão:
    • Distribua o texto escolhido para a turma e faça a leitura em conjunto.
    • Após a leitura, faça perguntas de compreensão para garantir que todos entenderam o conteúdo.
  2. Identificação de Classes de Palavras:
    • Os alunos devem, individualmente ou em duplas, sublinhar ou destacar palavras de diferentes classes no texto (por exemplo, substantivos em azul, verbos em vermelho, adjetivos em verde, etc.).
    • Em seguida, discutam as funções dessas palavras no contexto do texto.
  3. Reflexão sobre o Uso das Classes de Palavras:
    • Pergunte aos alunos como a escolha das palavras (especialmente verbos e adjetivos) contribui para o tom, o ritmo e o sentido do texto.
    • Destaque a importância de utilizar as classes de palavras de maneira adequada para criar um texto claro e envolvente.

Atividade 3: Produção de Texto com Foco nas Classes de Palavras

Material Necessário:

  • Folhas de papel ou cadernos
  • Quadro ou projetor

Descrição:

  1. Proposta de Produção Textual:
    • O professor propõe a criação de um texto curto (crônica, notícia, relato) com um tema específico (como uma situação cotidiana, uma notícia fictícia, ou uma narrativa pessoal).
    • Os alunos devem focar no uso variado e correto das classes de palavras, especialmente substantivos, verbos, e adjetivos.
  2. Planejamento:
    • Peça aos alunos para planejarem o texto, fazendo uma lista das palavras que pretendem usar, classificando-as conforme as classes gramaticais.
  3. Redação:
    • Os alunos escrevem seus textos, seguindo o planejamento e garantindo o uso adequado das classes de palavras.
  4. Revisão e Compartilhamento:
    • Após a produção, os alunos trocam os textos com um colega para revisão. Eles devem revisar o uso das classes de palavras, sugerindo correções ou melhorias.
    • Ao final, os textos podem ser lidos em voz alta para a turma, e o professor pode destacar exemplos de bom uso das classes de palavras.

  1. Atividade 1:
    • Os alunos devem ser capazes de classificar corretamente as palavras apresentadas nos cartões e criar frases utilizando-as de forma coerente.
  2. Atividade 2:
    • Os alunos devem identificar corretamente as classes de palavras no texto e compreender como essas palavras contribuem para a construção do significado e do estilo do texto.
  3. Atividade 3:
    • Os textos produzidos devem demonstrar um uso consciente e adequado das diferentes classes de palavras, refletindo a compreensão dos alunos sobre a importância de cada classe na construção de textos claros e expressivos.

Essa proposta de atividades visa promover um entendimento profundo das classes de palavras e sua aplicação na produção de textos, de acordo com as orientações da BNCC para o 8º ano.

Formulário Professores Vips
Rolar para cima