
Proposta de Atividade: Pesquisa e Análise de Estilos Visuais
Ano/Série: 8º ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular: Arte
Habilidade da BNCC: EF69AR02P9
Tema: Estilos Visuais e Cultura Local
Duração: 1 aula (50 minutos)
Objetivo:
- Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais ao longo da história da arte.
- Contextualizar os estilos no tempo e no espaço, associando-os à cultura local ou regional.
- Refletir sobre como os estilos visuais representam a identidade cultural e histórica de um povo ou época.
Atividade: Pesquisa e Análise de Estilos Visuais
Material Necessário:
- Acesso à internet, livros de arte ou outros materiais de pesquisa.
- Caderno para anotações.
- Apresentações digitais (opcional).
Descrição da Atividade:
- Divisão em Grupos:
- Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
- Pesquisa de Estilos Visuais:
- Cada grupo ficará responsável por pesquisar um estilo visual ou movimento artístico, como:
- Barroco
- Renascimento
- Impressionismo
- Modernismo Brasileiro
- Arte Indígena Brasileira
- Arte Urbana (Grafite)
- O grupo deve coletar informações sobre o período histórico, os principais artistas e como esse estilo reflete a cultura da época.
- Cada grupo ficará responsável por pesquisar um estilo visual ou movimento artístico, como:
- Contextualização Cultural:
- Após a pesquisa, os grupos devem relacionar o estilo visual com a cultura local, refletindo sobre:
- Como esse estilo influencia ou foi influenciado pela cultura brasileira (ou local)?
- Quais características do estilo se refletem na cultura visual de hoje?
- Após a pesquisa, os grupos devem relacionar o estilo visual com a cultura local, refletindo sobre:
- Apresentação dos Resultados:
- Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, com destaque para as relações entre o estilo visual e a cultura regional.
- Podem usar imagens ou reproduções de obras para ilustrar suas pesquisas.
Conclusão:
Ao final da atividade, os alunos terão pesquisado e analisado diferentes estilos visuais, contextualizando-os em relação ao tempo e ao espaço, e associando-os à cultura local.