Proposta de Atividades: Dança e Composição Cênica
Ano/Série: 8º ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular: Arte
Tema: Pesquisa e Experimentação na Dança e Composição Cênica
Duração: 2 a 3 aulas (de 50 minutos cada)
Habilidades da BNCC:
- EF69AR09P9: Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
- EF69AR14P8: Analisar e experimentar diferentes elementos de composição cênica e coreográfica.
Objetivo:
- Pesquisar e reconhecer as composições de dança de artistas e grupos brasileiros, com ênfase na cultura popular regional e local.
- Analisar os elementos de figurino, iluminação, cenário e trilha sonora de apresentações coreográficas.
- Experimentar a criação de uma pequena coreografia, considerando o uso de diferentes espaços e elementos cênicos.
Atividade 1: Pesquisa e Apresentação sobre a Dança
Material Necessário:
- Acesso à internet ou livros para pesquisa
- Apresentações digitais (opcional)
- Caderno para anotações
Descrição:
- Pesquisa sobre Dança Brasileira:
- Divida a turma em grupos e peça que cada grupo pesquise um tipo de dança popular brasileira (como frevo, maracatu, samba de roda, xaxado, entre outras).
- Os alunos devem investigar a origem, o contexto cultural, as principais características e os elementos visuais (figurinos, cenários) da dança escolhida.
- Além disso, devem buscar vídeos ou imagens que demonstrem essa forma de expressão.
- Apresentação dos Resultados:
- Após a pesquisa, cada grupo deve apresentar suas descobertas para a turma, usando imagens, vídeos e informações históricas.
- As apresentações devem destacar como os figurinos, a música e os elementos cênicos contribuem para a identidade da dança.
Atividade 2: Análise de Elementos Cênicos em Performances de Dança
Material Necessário:
- Vídeos de performances de dança (brasileiras e internacionais)
- Projetor (opcional)
- Caderno para anotações
Descrição:
- Exibição de Performances:
- O professor exibe vídeos de performances coreográficas de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros, que podem incluir tanto danças tradicionais quanto contemporâneas.
- Escolha vídeos que apresentem uma clara utilização de figurino, iluminação, cenário e trilha sonora.
- Análise Individual e Coletiva:
- Após assistir a cada vídeo, os alunos devem anotar suas observações sobre os elementos cênicos utilizados (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora).
- O professor conduz uma discussão sobre como esses elementos influenciam a percepção e a mensagem da coreografia. Perguntas sugeridas:
- Como os figurinos ajudam a expressar a identidade cultural ou temática da dança?
- Qual o impacto da iluminação no clima da apresentação?
- Como o cenário e os espaços (convencionais ou não) influenciam a performance?
Atividade 3: Experimentação e Criação Coreográfica
Material Necessário:
- Sala de aula ou espaço aberto (se possível)
- Figurinos e materiais para improvisação (tecidos, acessórios, etc.)
- Música para coreografia
Descrição:
- Criação de Pequenas Coreografias:
- Em grupos, os alunos devem criar uma pequena coreografia inspirada em uma dança brasileira pesquisada na Atividade 1, ou criar algo original.
- Eles devem escolher figurinos simples (podem improvisar com tecidos ou objetos) e uma trilha sonora que complemente a coreografia.
- Durante o processo de criação, os grupos devem considerar também o espaço onde irão apresentar a coreografia (convencional ou não convencional, como salas de aula ou áreas externas).
- Apresentação e Feedback:
- Após a criação, cada grupo apresenta sua coreografia para a turma.
- O professor e os alunos devem dar feedback, destacando como os elementos cênicos foram utilizados na composição da performance.
Conclusão:
Ao final dessas atividades, os alunos terão:
- Pesquisado e analisado diversas formas de dança brasileira e estrangeira.
- Refletido sobre a importância dos elementos cênicos na construção de uma apresentação coreográfica.
- Experimentado a criação artística ao produzir uma pequena coreografia, utilizando elementos de figurino, cenário e trilha sonora.
Essas atividades atendem aos objetivos propostos pela BNCC, promovendo uma compreensão crítica e prática das formas de expressão artística, em especial no campo da dança e da composição cênica.