Plano de Estudo • Arte 9º ano Ens. Fundamental II

0 Compart.
Plano de Estudo • Arte 9º ano Ens. Fundamental II

Ano/Série: 8º ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular: Arte
Tema: Pesquisa e Experimentação na Dança e Composição Cênica
Duração: 2 a 3 aulas (de 50 minutos cada)
Habilidades da BNCC:

  • EF69AR09P9: Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
  • EF69AR14P8: Analisar e experimentar diferentes elementos de composição cênica e coreográfica.

Objetivo:

  • Pesquisar e reconhecer as composições de dança de artistas e grupos brasileiros, com ênfase na cultura popular regional e local.
  • Analisar os elementos de figurino, iluminação, cenário e trilha sonora de apresentações coreográficas.
  • Experimentar a criação de uma pequena coreografia, considerando o uso de diferentes espaços e elementos cênicos.

Atividade 1: Pesquisa e Apresentação sobre a Dança

Material Necessário:

  • Acesso à internet ou livros para pesquisa
  • Apresentações digitais (opcional)
  • Caderno para anotações

Descrição:

  1. Pesquisa sobre Dança Brasileira:
  • Divida a turma em grupos e peça que cada grupo pesquise um tipo de dança popular brasileira (como frevo, maracatu, samba de roda, xaxado, entre outras).
  • Os alunos devem investigar a origem, o contexto cultural, as principais características e os elementos visuais (figurinos, cenários) da dança escolhida.
  • Além disso, devem buscar vídeos ou imagens que demonstrem essa forma de expressão.
  1. Apresentação dos Resultados:
  • Após a pesquisa, cada grupo deve apresentar suas descobertas para a turma, usando imagens, vídeos e informações históricas.
  • As apresentações devem destacar como os figurinos, a música e os elementos cênicos contribuem para a identidade da dança.

Atividade 2: Análise de Elementos Cênicos em Performances de Dança

Material Necessário:

  • Vídeos de performances de dança (brasileiras e internacionais)
  • Projetor (opcional)
  • Caderno para anotações

Descrição:

  1. Exibição de Performances:
  • O professor exibe vídeos de performances coreográficas de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros, que podem incluir tanto danças tradicionais quanto contemporâneas.
  • Escolha vídeos que apresentem uma clara utilização de figurino, iluminação, cenário e trilha sonora.
  1. Análise Individual e Coletiva:
  • Após assistir a cada vídeo, os alunos devem anotar suas observações sobre os elementos cênicos utilizados (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora).
  • O professor conduz uma discussão sobre como esses elementos influenciam a percepção e a mensagem da coreografia. Perguntas sugeridas:
    • Como os figurinos ajudam a expressar a identidade cultural ou temática da dança?
    • Qual o impacto da iluminação no clima da apresentação?
    • Como o cenário e os espaços (convencionais ou não) influenciam a performance?

Atividade 3: Experimentação e Criação Coreográfica

Material Necessário:

  • Sala de aula ou espaço aberto (se possível)
  • Figurinos e materiais para improvisação (tecidos, acessórios, etc.)
  • Música para coreografia

Descrição:

  1. Criação de Pequenas Coreografias:
  • Em grupos, os alunos devem criar uma pequena coreografia inspirada em uma dança brasileira pesquisada na Atividade 1, ou criar algo original.
  • Eles devem escolher figurinos simples (podem improvisar com tecidos ou objetos) e uma trilha sonora que complemente a coreografia.
  • Durante o processo de criação, os grupos devem considerar também o espaço onde irão apresentar a coreografia (convencional ou não convencional, como salas de aula ou áreas externas).
  1. Apresentação e Feedback:
  • Após a criação, cada grupo apresenta sua coreografia para a turma.
  • O professor e os alunos devem dar feedback, destacando como os elementos cênicos foram utilizados na composição da performance.

Conclusão:

Ao final dessas atividades, os alunos terão:

  • Pesquisado e analisado diversas formas de dança brasileira e estrangeira.
  • Refletido sobre a importância dos elementos cênicos na construção de uma apresentação coreográfica.
  • Experimentado a criação artística ao produzir uma pequena coreografia, utilizando elementos de figurino, cenário e trilha sonora.

Essas atividades atendem aos objetivos propostos pela BNCC, promovendo uma compreensão crítica e prática das formas de expressão artística, em especial no campo da dança e da composição cênica.

Formulário Professores Vips
Rolar para cima