Proposta de Atividades EJA: Perímetro
Ano/Série: 8º ano – EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Disciplina: Matemática
Tema: Perímetro
Duração: 2 aulas (50 minutos cada)
Habilidades da BNCC:
- EF08MA12: Calcular o perímetro de figuras geométricas planas em situações do cotidiano, utilizando diferentes estratégias e ferramentas.
Objetivo:
- Compreender o conceito de perímetro e sua aplicação em diferentes figuras geométricas planas.
- Desenvolver a habilidade de calcular o perímetro em situações práticas do dia a dia.
- Incentivar a resolução de problemas utilizando o perímetro, aplicando o conceito em situações reais.
Atividade 1: Introdução ao Conceito de Perímetro
Material Necessário:
- Quadro ou projetor
- Réguas
- Fichas de atividades com figuras geométricas desenhadas
Descrição:
- Explicação Inicial:
- O professor introduz o conceito de perímetro como a soma das medidas de todos os lados de uma figura geométrica plana.
- Dê exemplos de figuras simples, como quadrados, retângulos e triângulos, e explique como calcular o perímetro de cada uma.
- Medindo Figuras:
- Distribua réguas e fichas com figuras geométricas desenhadas para os alunos.
- Peça para que os alunos meçam os lados das figuras utilizando a régua e calculem o perímetro somando as medidas obtidas.
- Discussão:
- Após o cálculo, os alunos compartilham os resultados e discutem as diferentes estratégias utilizadas para medir e somar as medidas dos lados.
Atividade 2: Aplicação Prática do Conceito de Perímetro
Material Necessário:
- Fichas de atividades com problemas contextualizados
- Calculadoras (opcional)
- Quadro ou projetor
Descrição:
- Problemas Contextualizados:
- Entregue fichas de atividades com problemas práticos que envolvam o cálculo do perímetro, como:
- Calcular o perímetro de um jardim retangular para cercá-lo.
- Determinar o perímetro de um terreno para a compra de cercas.
- Medir o perímetro de um quadro para a instalação de uma moldura.
- Entregue fichas de atividades com problemas práticos que envolvam o cálculo do perímetro, como:
- Resolução em Duplas:
- Organize os alunos em duplas para resolver os problemas, incentivando a colaboração e a discussão sobre as melhores estratégias de cálculo.
- As duplas devem apresentar as soluções e explicar o raciocínio por trás de cada resposta.
- Reflexão e Generalização:
- Conclua a atividade refletindo sobre como o conceito de perímetro pode ser útil em várias situações cotidianas, como no planejamento de obras, jardinagem e decoração.
Atividade 3: Projeto Prático de Construção de Figuras
Material Necessário:
- Materiais de construção (palitos de sorvete, barbante, papel, tesoura, etc.)
- Fitas métricas ou réguas
- Caderno para anotação
Descrição:
- Desafio de Construção:
- Proponha aos alunos um projeto onde eles devem construir figuras geométricas usando materiais como palitos de sorvete ou barbante.
- Cada figura deve ter um perímetro específico definido pelo professor, como 24 cm para um quadrado ou 30 cm para um triângulo.
- Medindo e Ajustando:
- Após a construção, os alunos devem medir o perímetro das figuras construídas e ajustá-las se necessário para alcançar o perímetro especificado.
- Apresentação:
- Os alunos apresentam suas figuras para a turma, explicando como conseguiram alcançar o perímetro solicitado e quais desafios enfrentaram.
Respostas Esperadas:
- Atividade 1:
- Os alunos devem ser capazes de medir corretamente os lados das figuras geométricas e calcular o perímetro somando as medidas.
- Atividade 2:
- Os problemas práticos devem ser resolvidos com precisão, aplicando o conceito de perímetro em contextos reais.
- Atividade 3:
- As figuras construídas pelos alunos devem ter o perímetro solicitado, e eles devem ser capazes de explicar como ajustaram as medidas para alcançar o resultado desejado.
Essa proposta de atividades visa garantir que os alunos do EJA compreendam e apliquem o conceito de perímetro em situações do cotidiano, desenvolvendo habilidades práticas e resolvendo problemas matemáticos relevantes para suas vid