Atividade Gêneros Textuais • 3º ano Ensino Fundamental

Habilidade: Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. Atividade: Leitura de diferentes textos, como uma história em quadrinhos, um poema e uma notícia, para que os alunos possam identificar a finalidade de cada um.
Atividade: Identificando a finalidade de diferentes gêneros textuais.

1. Apresente aos alunos diferentes gêneros textuais, como uma história em quadrinhos, um poema e uma notícia. É importante escolher textos adequados à faixa etária e nível de leitura dos alunos.

2. Explique aos alunos que cada gênero textual tem uma finalidade específica, ou seja, um objetivo para o qual foi escrito. Por exemplo, a finalidade de uma história em quadrinhos pode ser entreter ou divertir, enquanto a finalidade de uma notícia é informar sobre algo que aconteceu.

3. Leia cada um dos textos em voz alta para a turma, destacando as características de cada gênero e perguntando aos alunos o que eles acham que é a finalidade de cada um.

4. Após a leitura, discuta com os alunos o que foi identificado em cada texto, e ajude a esclarecer qualquer dúvida ou mal-entendido.

5. Em seguida, peça aos alunos que em duplas ou grupos, escolham um dos textos apresentados e identifiquem sua finalidade. Eles podem fazer isso através da leitura compartilhada, destacando partes do texto que apontam para a finalidade.

6. Cada grupo deve apresentar a finalidade identificada para o restante da turma, e pode ser interessante comparar e discutir as diferentes interpretações.

7. Por fim, para fixar o aprendizado, os alunos podem criar um pequeno texto de um gênero específico com a finalidade já determinada. Por exemplo, um poema com a finalidade de emocionar ou uma notícia com a finalidade de informar sobre um evento escolar.

8. Durante todo o processo, é importante que o professor esteja presente para ajudar os alunos a compreender a finalidade de cada gênero e a desenvolver habilidades de leitura e interpretação.

Variante para a habilidade: Além de ler diferentes textos, o professor pode pedir que os alunos produzam textos com diferentes finalidades, como um convite, uma lista de compras, uma instrução, entre outros, para que os alunos pratiquem a identificação da finalidade na produção de textos.

Mais Atividades do ENSINO FUNDAMENTAL: