Produção de um conto • 4º ano Ensino Fundamental

Habilidade: Produção de texto escrito com autonomia. Abaixo, segue uma sugestão de atividade numerada.
Atividade: Produção de um conto

1. Explique aos alunos o que é um conto e quais são suas características principais, como enredo, personagens, tempo e espaço.

2. Peça aos alunos que escolham um tema para seu conto, como uma aventura, um mistério ou um conflito familiar, por exemplo.

3. Incentive os alunos a fazerem um planejamento do conto, pensando no enredo, nos personagens e nos principais acontecimentos da história.

4. A partir do planejamento, peça que comecem a escrever o conto, respeitando as características do gênero e tomando cuidado com a ortografia e a pontuação.

5. Quando terminarem a escrita, peça que revisem o texto para garantir a coerência e a coesão.

6. Por fim, incentive os alunos a compartilharem seus contos com os colegas, por meio de uma roda de leitura ou de uma exposição na sala de aula.

Lembre-se de adaptar a atividade de acordo com o nível de escrita e o interesse dos alunos, e de fornecer orientações e suporte para que todos possam produzir um texto com autonomia e qualidade.

Mais Atividades do ENSINO FUNDAMENTAL: