
Criar um plano de aula que seja eficiente, requer um tanto de experiência e dedicação.
Com um plano de aula bem elaborado, o professor terá mais chances de obter êxito no processo de aprendizagem, de modo que sejam evitadas aulas desinteressantes, monótonas e desorganizadas.
Para te ajudar nessa tarefa, listamos aqui vários modelos prontos de planos de aulas para todas etapas de ensino e algumas dicas de como fazer um plano de aula, que irão fazer toda diferença.
Importância do Planejamento da Aula
O planejamento é fundamental para o sucesso das aulas. O plano de aula é uma ferramenta diária, super importante que norteia todas as atividades, evitando que elas sejam monótonas, desestimulantes e desorganizadas.
Além disso, possibilita ao professor, na medida do possível e do desejável, manter a articulação da disciplina, como um todo, em relação com o plano de ensino e ainda realizar uma auto-avaliação da aula ou uma avaliação cooperativa para orientar decisões futuras.
Estrutura do Plano de Aula – O Que Deve Ter
Cada instituição de ensino segue uma tendência pedagógica, optando por aquela pela qual se identifica e acredita. Por conta disso, costumam fornecer ao professor o modelo de estruturação do plano de aula utilizado.
O plano de aula deve ser efetivo, objetivo, com linguagem clara e elaborado de forma organizada. Nele devem estar descritos – necessariamente – alguns tópicos, como:
- Cabeçalho: Onde estarão descritos os dados da instituição de ensino, da turma, nome do professor, disciplinas a serem abordadas, etc;
- Tema da aula: Assunto abordado;
- Objetivos geral e específicos: Descrição de quais competências e habilidades o professor espera que os alunos desenvolvam, a partir das atividades propostas;
- Recursos didáticos: Materiais a serem utilizados;
- Metodologia: Como a aula será desenvolvido;
- Avaliação: Como os alunos serão avaliados, para saber se os objetivos propostos foram atingidos.
Cada disciplina pode ser trabalhada de maneira isolada ou interdisciplinar, depende da tendência pedagógica e filosofia adotada pela instituição de ensino.