Componente curricular • Tecnologia – Anos finais e Ens. Médio

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Componente curricular • Tecnologia - Anos finais e Ens. Médio

Propostas de Atividades para o 9º ano do Ensino Fundamental II


Atividade 1: Reconhecimento da Variedade Linguística e Preconceito Linguístico

Habilidade (EF69LP55): Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico.

Objetivo: Identificar e refletir sobre as variedades linguísticas e preconceito linguístico em textos.

Atividade:
Apresente um diálogo entre dois personagens fictícios, um falando de maneira formal (norma padrão) e o outro usando gírias ou uma variedade regional. Peça que os alunos respondam às questões:

  1. Qual a diferença entre as formas de falar dos personagens?
  2. Por que é importante reconhecer e respeitar diferentes maneiras de falar?
  3. O que é preconceito linguístico e como ele pode afetar as pessoas?
  • As diferenças estão no uso da norma padrão e das gírias/variedades regionais.
  • Reconhecer essas variações é importante para respeitar a diversidade cultural e linguística.
  • Preconceito linguístico é discriminar alguém por sua maneira de falar, o que é prejudicial.

Atividade 2: Inferência de Efeitos de Sentido em Textos Multissemióticos (Tirinhas e quadrinhos, Memes, Propagandas, Vídeos e filmes).

Habilidade (EF69LP05A): Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.

Objetivo: Interpretar o efeito de sentido em textos que combinam palavras e imagens.

Atividade:
Mostre uma tirinha ou meme com humor irônico. Peça aos alunos que identifiquem:

  1. Qual é o efeito de sentido predominante (humor, ironia ou crítica)?
  2. Como a imagem e as palavras contribuem para esse efeito?
  3. Que elementos (pontuação, clichês, imagens) ajudam a criar o sentido do texto?
  • O efeito de sentido é ironia (ou humor, dependendo do texto).
  • A combinação de palavras e a expressão dos personagens na imagem reforçam o efeito.
  • A pontuação exagerada, a imagem cômica e o uso de clichês são recursos que geram a ironia.

Atividade 3: Identificação e Uso das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação).

Habilidade (EF06TEC01): Identificar diferentes usos das TDIC, reconhecendo suas especificidades e aplicabilidades em diferentes contextos e seus impactos nos serviços, na produção e na interação social e utilizando-as de forma criativa, crítica e ética em processos que envolvam autoria e protagonismo.

Objetivo: Refletir sobre os diferentes usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade.

Atividade:
Peça aos alunos para refletirem e responderem:

  1. Cite três formas como as TDIC (como redes sociais, aplicativos, plataformas online) são usadas na sua vida cotidiana.
  2. Como essas tecnologias impactam a comunicação e a produção de conteúdo?
  3. Qual a importância de usar essas ferramentas de forma crítica e ética?
  • Redes sociais para comunicação, aplicativos de estudo, e plataformas de vídeo para entretenimento.
  • As TDIC facilitam a troca rápida de informações e a criação de conteúdo multimídia.
  • É importante usá-las de forma ética para evitar fake news, respeitar os outros e proteger a privacidade.

Essas atividades abordam as habilidades propostas de maneira prática e direta, promovendo a reflexão crítica e a análise contextual dos temas abordados.

Formulário Professores Vips
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