Língua Portuguesa • Distinção entre Fato e Opinião – 5º EF

0 Compart.

Habilidade: Abordar a distinção entre fato e opinião. Essa habilidade está relacionada à área de Língua Portuguesa, 5º ano do Ensino Fundamental.

Era uma vez uma linda princesa chamada Airam. Ela morava em um reino encantado com seus pais, o rei e a rainha, e era muito amada por todos. Um dia, a princesa saiu para um passeio pelo jardim do castelo e encontrou um sapo.

O sapo pediu à princesa que o beijasse para que ele se transformasse em um príncipe encantado. Airam, no entanto, sabia que isso era impossível e disse ao sapo que ele deveria ir embora.

O sapo ficou triste, mas aceitou a resposta da princesa. No entanto, a rainha viu toda a cena e repreendeu Airam por ser cruel com o sapo. A princesa explicou que ela simplesmente não acreditava na história de um sapo se transformando em príncipe.

A rainha, então, contou à filha que às vezes as coisas não são exatamente como parecem e que às vezes é melhor acreditar em algo mesmo que não pareça ser verdade. Airam entendeu o conselho da mãe e, no dia seguinte, decidiu dar uma nova chance ao sapo.

Ela o beijou e, para sua surpresa, o sapo se transformou em um belo príncipe. A partir daquele dia, Airam aprendeu que, embora possa não acreditar em algo, é importante ser gentil e respeitoso com os outros e considerar diferentes perspectivas.

Com base no conto de fadas acima responda:

  1. Qual é o fato presente no conto de fadas? ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
  2. Qual é a opinião da princesa sobre a história do sapo se transformar em príncipe? ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
  3. Qual é a opinião da rainha sobre a atitude da princesa em relação ao sapo? ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
  4. Como a princesa aprendeu a importância de considerar diferentes perspectivas? ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
  5. Por que é importante ser gentil e respeitoso com os outros, mesmo quando não acreditamos em algo? ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
  6. Você já teve alguma experiência em que mudou de opinião sobre algo ou alguém? ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
  7. Como você pode aplicar a lição aprendida pela princesa em sua própria vida? ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Neste conto de fadas, é possível distinguir o fato da opinião: o fato é que a princesa encontrou um sapo e o sapo pediu para ser beijado para se transformar em um príncipe. A opinião é que a princesa inicialmente não acreditou na história do sapo e que a rainha aconselhou a filha a considerar diferentes perspectivas.

Mais Atividades do ENSINO FUNDAMENTAL I:

PESQUISAR
Formulário Professores Vips
Rolar para cima
Rolar para cima