Apresentação dos alunos • 1º ano Ens Fundamental

Sugestões de atividades para início do ano letivo.

Habilidade: Identificar o próprio nome, o nome dos colegas, o nome do professor e o uso do sistema de escrita alfabético.

Atividade: Apresentação dos alunos: Uma atividade simples, mas eficaz, é permitir que cada aluno se apresente à turma. Isso pode incluir o nome, a idade, a escola anterior e qualquer outro detalhe que eles desejarem compartilhar. Esta atividade ajuda a criar um ambiente acolhedor e a familiarizar os alunos uns com os outros.

Exemplo:

1. Inicie a atividade pedindo que cada aluno se apresente, dizendo o próprio nome em voz alta e soletrando-o devagar para a turma.
  2. Peça que cada aluno escreva o próprio nome em um pedaço de papel ou cartolina e desenhe uma imagem que represente a si mesmo.
  3. Em seguida, organize uma roda com os alunos e vá passando a cada um à sua vez, para que possam apresentar a si mesmos e a sua imagem.
  4. Depois que todos os alunos tiverem se apresentado, exponha os nomes e as imagens na sala de aula, de modo que as crianças possam se familiarizar com os nomes dos colegas e do professor ao longo do tempo.

Essa atividade pode ajudar os alunos a identificar o próprio nome e o dos outros, além de ajudá-los a compreender o sistema de escrita alfabético.

Mais Atividades do ENSINO FUNFAMENTAL: