Atividades • Crenças religiosas e filosofias de vida – 9° ano EF

0 Compart.
Atividades • Crenças religiosas e filosofias de vida -  9° ano EF

Ano/Série: 9º ano do Ensino Fundamental II
Componente Curricular: Ensino Religioso
Tema: Concepções de Vida e Morte nas Tradições Religiosas e o Respeito à Vida Humana e Natural
Duração: 1 aula (50 minutos)
Habilidades da BNCC:

  • Refletir sobre as diferentes concepções de vida e morte nas tradições religiosas.
  • Promover o respeito à diversidade religiosa e à vida humana e natural.

Objetivo:

  • Compreender como diferentes religiões e filosofias de vida encaram o ciclo da vida e da morte.
  • Refletir sobre o respeito à vida humana e à preservação da vida natural a partir dessas concepções.
  • Promover o diálogo inter-religioso e o respeito pela diversidade cultural e religiosa.

Atividade: Discussão e Reflexão sobre Vida e Morte

Material Necessário:

  • Textos curtos ou trechos de escrituras religiosas (opcional)
  • Caderno para anotações

Descrição da Atividade:

  1. Introdução ao Tema:
  • O professor inicia a aula com uma breve explicação sobre como diferentes tradições religiosas e filosóficas encaram a vida e a morte. Citar exemplos de religiões como o cristianismo, o islamismo, o budismo, o espiritismo, as tradições indígenas, entre outras, destacando a diversidade de visões sobre o ciclo da vida.
  1. Reflexão Individual:
  • Peça aos alunos que reflitam individualmente sobre suas próprias concepções de vida e morte e sobre o que aprenderam nas suas vivências religiosas ou culturais. Eles podem anotar seus pensamentos no caderno.
  1. Discussão em Grupos:
  • Divida a turma em pequenos grupos. Cada grupo deve discutir e responder às seguintes perguntas:
    • Como a tradição religiosa que vocês conhecem ou seguem explica a vida e a morte?
    • Como essa tradição religiosa valoriza o respeito à vida humana?
    • Existe alguma relação entre essa visão e o respeito pela natureza e pelos seres vivos?
  • Os grupos devem anotar suas respostas e preparar uma breve apresentação.
  1. Apresentação e Debate:
  • Cada grupo apresenta suas respostas e, após todas as apresentações, o professor facilita um debate entre os grupos, incentivando a troca de experiências e a valorização das diferentes concepções.
  • Destaque a importância do respeito pela diversidade de pensamentos e crenças, e como essas visões podem contribuir para a preservação da vida humana e natural.

Conclusão:

Ao final da atividade, os alunos terão explorado diversas visões sobre a vida e a morte, promovendo o respeito às diferentes tradições religiosas. Eles também refletirão sobre a importância do respeito à vida, seja humana ou natural, em suas próprias vidas e na sociedade como um todo.

Formulário Professores Vips
Rolar para cima