Atividades Tirinha • Simulado – Interpretação e Compreensão – 5º e 6º EF 🗨️
Questões 1 – 4
1ª Questão
A finalidade do texto é: a) provocar uma crítica. b) narrar um fato cômico. c) descrever um acontecimento. d) convencer o leitor.
2ª Questão
No primeiro quadrinho, é possível concluir que o cão está: a) pensativo. b) pachorrento. c) entusiasmado. d) consternado.
3ª Questão
A palavra “ótima”, no segundo quadrinho, é uma característica (adjetivo) da palavra: a) peça. b) teatro. c) vacina. d) programa.
4ª Questão
O texto causa humor porque há: a) uma continuidade da expectativa inicial. b) uma hegemonia do pensamento do cão. c) um anseio de o leitor encontrar algo engraçado. d) uma quebra de expectativa na história.
Questões 5 – 7
5ª Questão
A pergunta da cigarra no último quadrinho justifica-se porque: a) o cupim não é amigo da cigarra. b) a cigarra não gosta de emprestar nada. c) o cupim não devolveria seu violão inteiro porque iria devorá-lo. d) a cigarra não é a verdadeira dona do violão.
6ª Questão
O humor da tirinha é provocado porque: a) a cigarra não empresta seu violão. b) o cupim desistiu de pedir emprestado. c) a cigarra faz uma pergunta ao leitor. d) a cigarra e o cupim não chegaram a um acordo.
7ª Questão
Há uma linguagem informal no trecho: a) “Cigarra!” b) “Me empresta…” c) “Só um pouquinho!” d) “Não!”
Questão 8
8ª Questão
A tirinha é engraçada porque: a) o cozinheiro não sabe fazer refeições elaboradas. b) o sargento se satisfaz com qualquer tipo e qualidade de alimento. c) o cozinheiro enganou o sargento. d) o sargento ficou feliz com o alimento preparado pelo cozinheiro.
Questões 9 – 10
9ª Questão
Há uma linguagem coloquial no trecho: a) “O que tem pro jantar, Helga?” b) “… em um delicioso molho de queijo.” c) “… mingau de aveia frio.” d) “Esqueci nosso aniversário…”
10ª Questão
O traço de humor na tirinha está em: a) “O que tem para o jantar, Helga?” b) “Eu vou comer faisão com batatas gratinadas…” c) “Você vai comer mingau de aveia frio.” d) “Esqueci nosso aniversário de casamento de novo, né?”