Atividade – Identificar relações lógico-discursivas entre partes de um texto III

0 Compart.

Identificar relações lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadas por recursos coesivos articuladores de relações de sentido (tempo, lugar, causa, dúvida, comparação, conclusão.)

A importância do livro
João Theotônio de Carvalho

1- Vou escrever este cordel
Pra estimular a leitura,
Divulgar sempre o livro
Como um meio de cura
E quem quiser aprender
Ou melhor compreender,
Veja essa Literatura.

2- O livro sempre será
Amigo do cidadão,
Quem lê tem conhecimento,
Grande saber e visão
E quem não preza estudar
Facilmente perderá
Oportuna ocasião.

3- Agora, ninguém se engane,
Este é o maior instrumento
Para a libertação,
Seja em qualquer momento,
Esteja onde estiver,
Com muita ou nenhuma fé,
Leia até em movimento.

4- Aproveite a mocidade,
Cuide logo de estudar,
Pois o livro em toda parte
Satisfação vai lhe dar,
Será mais compreendido
E sempre bem recebido,
Vão sempre lhe admirar.

5- Sendo assim vou lhe dizer,
Sem nenhum medo de errar,
Pra se ler não tem momento
Especial ou lugar

– Ou mesmo inspiração –
Basta só a decisão
Pra começar a estudar. […]

RESPONDA:

1) Qual sentido tem o elemento destacado em: “E quem quiser aprender”?

R. _________________________________________

GABARITO.

RESPOSTA:

1) Qual sentido tem o elemento destacado em: “E quem quiser aprender”?

R. Para que que as pessoas que se interessarem …. poderem aprender

Formulário Professores Vips

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima