
Mais Atividades do ENSINO FUNDAMENTAL I:

O tema “Memória das Férias” tem grande utilidade no processo de ensino-aprendizagem, especialmente nos primeiros dias de aula, pois conecta o conteúdo escolar com a vivência pessoal do aluno. Ao propor que as crianças desenhem ou escrevam sobre o que viveram nas férias, o professor promove:
- A valorização da experiência individual, o que favorece a construção de identidade e autoestima;
- A prática da oralidade e da escuta ativa, durante a partilha em grupo;
- O desenvolvimento da escrita significativa, já que os alunos escrevem sobre algo real e afetivo;
- O reconhecimento das características de diferentes gêneros textuais, como relatos, narrativas e descrições;
- A promoção da empatia e do respeito às diferenças, ao observar que cada colega teve experiências distintas.
Essa atividade também serve como diagnóstico informal, permitindo ao professor observar o nível de desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos alunos de forma leve e contextualizada.
Em resumo, trabalhar com memórias das férias vai muito além de um simples “relato do que aconteceu”; trata-se de uma estratégia rica para iniciar nova estapa do ano letivo, fortalecer vínculos e desenvolver habilidades essenciais da BNCC, especialmente no campo da linguagem.