Cinco Planos de Aula • Linguagem oral e escrita

Habilidade: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

1. “Explorando as emoções”: Neste plano de aula, os alunos aprenderão sobre as diferentes emoções e como elas são expressas no corpo e no rosto. O plano incluirá atividades práticas, como jogar um jogo de expressões faciais e role-play para ajudar os alunos a compreender e reconhecer as diferentes emoções.

2. “Expressão artística das emoções”: Neste plano de aula, os alunos explorarão suas emoções através da arte. Eles serão convidados a escolher uma emoção específica e a expressá-la em um desenho ou pintura. Em seguida, eles poderão compartilhar suas obras com o grupo e discutir as diferentes maneiras de expressar as emoções.

3. “Contação de histórias sobre valores”: Neste plano de aula, os alunos ouvirão histórias que abordam valores importantes, como amizade, honestidade e respeito. Eles serão convidados a discutir esses valores após a contação de histórias e a refletir sobre sua importância para a construção de relacionamentos saudáveis.

4. “Desenho de amigos e familiares”: Neste plano de aula, os alunos serão convidados a desenhar ou colar retratos de seus amigos e familiares. Eles poderão compartilhar seus desenhos e conversar sobre as pessoas retratadas, discutindo as semelhanças e diferenças entre elas.

5. “Jogo da empatia”: Neste plano de aula, os alunos jogarão um jogo simples que os ajudará a desenvolver a empatia. Por exemplo, o professor poderá ler uma situação (por exemplo, “Você está chateado porque seu amigo não veio à sua festa de aniversário”) e os alunos deverão responder como se sentiriam naquela situação. Eles poderão discutir suas respostas e aprender sobre a importância da empatia.

A habilidade consiste em “Demonstrar respeito, empatia e resolução pacífica de conflitos em situações cotidianas”. Em outras palavras, essa habilidade se refere à capacidade de um indivíduo de compreender e respeitar as perspectivas e sentimentos dos outros, bem como encontrar soluções pacíficas para conflitos que possam surgir em situações cotidianas.

Esta habilidade é importante para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante. Ao ensinar essa habilidade para os alunos, você está ajudando-os a se tornarem cidadãos responsáveis e respeitosos, bem como a desenvolver competências sociais e emocionais valiosas.

Mais Atividades de EDUCAÇÃO INFANTIL: