Cinco PROJETOS para desenvolver Habilidades.

Habilidades: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

1.”Diário das emoções”: Neste projeto, os alunos manterão um diário de suas emoções ao longo de um período de tempo determinado, registrando suas emoções e as situações que as causaram. Em seguida, os alunos trabalharão em grupo para analisar os dados coletados e discutir como as emoções afetam suas vidas e como lidar com elas.

2. “Comunicação não-verbal”: Neste projeto, os alunos aprenderão sobre a comunicação não-verbal e sua importância na expressão de emoções e na construção de relacionamentos saudáveis. Eles serão convidados a criar uma peça de teatro ou um vídeo curto que demonstre a comunicação não-verbal, e poderão apresentá-los para o grupo e discutir suas observações e conclusões.

3. “Conversações saudáveis”: Neste projeto, os alunos aprenderão sobre a importância de ter conversas saudáveis e respeitosas para construir relacionamentos saudáveis. Eles serão convidados a participar de atividades de grupo, como roda de conversa ou debate, para praticar as habilidades de escuta ativa, empatia e resolução de conflitos.

4. “Jogos cooperativos”: Neste projeto, os alunos aprenderão sobre a importância da cooperação e da construção de relacionamentos saudáveis. Eles serão convidados a jogar jogos cooperativos, como o “Passa o Boleiro” ou o “Jogo da Amizade”, e poderão discutir suas experiências e lições aprendidas após cada jogo.

5. “Eu e os outros”: Neste projeto, os alunos aprenderão sobre a importância da empatia e do respeito pelos outros. Eles serão convidados a desenhar ou escrever sobre sua família, amigos e comunidade, e poderão compartilhar suas obras com o grupo para discutir as semelhanças e diferenças entre as pessoas.

1. Histórias sobre a diversidade: conte histórias para os alunos que mostrem diferentes tipos de famílias, culturas e tradições. Depois, discuta com eles as semelhanças e diferenças entre as histórias.
  2. Cartazes com fotos: peça aos alunos para trazerem fotos de suas famílias e amigos. Depois, ajude-as a colar as fotos em um cartaz e escrever o nome das pessoas na foto. Exiba os cartazes na sala de aula e discuta com as eles sobre as diferenças e semelhanças entre as pessoas.
  3. Círculo de discussão: faça um círculo de discussão com aos alunos e pergunte sobre seus amigos e familiares. Peça-lhes para compartilhar algo que gostem em seus amigos e familiares. Ajude-os a perceberem que todos têm coisas que gostam e valorizam em outras pessoas.
  4. Desenhos e colagens: dê aos alunos a oportunidade de desenhar ou fazer colagens de seus amigos e familiares. Ajude-os a observar e descrever as semelhanças e diferenças entre as pessoas em seus desenhos.
  5. Jogos de correspondência: crie jogos de correspondência com fotos de diferentes tipos de famílias, trajes tradicionais, comidas, etc. Peça aos alunos para combinar as imagens correspondentes e discutir as semelhanças e diferenças entre elas.

Estas habilidades são importantes para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante. Ao ensinar estas habilidades para os alunos, você está ajudando-os a se tornarem cidadãos responsáveis e respeitosos.

Mais Atividades de EDUCAÇÃO INFANTIL: