🐾 Prova de Ciências – 2º Ano, Caderno 1
- Crescimento das Plantas 🌱:
- Observe a imagem e responda: o que as plantas precisam para crescer?
- Tipos de Ambientes 🌍:
- Existem ambientes naturais (não modificados pelos humanos) e construídos (modificados pelos humanos).
- Cite um exemplo de cada tipo de ambiente e justifique sua escolha.
- Ambientes Terrestres e Aquáticos 🐾:
- No nosso planeta existem ambientes terrestres (compostos por terra) e aquáticos (formados por água).
- Cite dois animais que podem ser encontrados em cada um desses ambientes.
- Ciclo de Vida de uma Galinha 🐣:
- Observe a imagem do ciclo de vida de uma galinha.
- Cite quais são as etapas do ciclo de vida de um animal.
- Importância dos Animais para os Humanos 🐄:
- Os animais da figura fazem parte da vida humana.
- Explique a importância desses animais para os seres humanos.
- Leitura de Texto: O Girassol 🌻:
- Leia o trecho do poema “O Girassol” de Toquinho e Vinícius de Moraes.
- Qual é a importância do Sol para a vida no planeta Terra?
- Frases sobre o Ar 🌬️:
- Pinte de amarelo a frase falsa.
- O vento é o ar em movimento.
- A fumaça dos carros prejudica o ar.
- Precisamos de ar para viver.
- Somente os animais precisam de ar para viver.
- Reescreva a frase falsa de modo a torná-la verdadeira.
- Pinte de amarelo a frase falsa.
- Classificação da Água 💧:
- A água pode ser salgada, doce ou potável.
- Cite as características de cada tipo de água.
- Propriedades do Ar 🌫️:
- Analise as palavras do quadro: invisível, cheiro, outro, presente, incolor, espaço.
- Complete o texto sobre o ar usando as palavras do quadro.
- O ar é transparente e ___________.
- Embora ele seja ___________, o ar ocupa ___________ e pode ser transferido de um local para ___________.
- O ar está ___________ em lugares que dificilmente podemos imaginar.
- O ar puro não tem ___________.
- Tipos de Solo 🏞️:
- Observe a imagem com tipos de solo.
- Comente sobre as principais diferenças entre o solo arenoso, o argiloso e o humoso.
Esta prova aborda a compreensão dos conceitos básicos de ciências para o 2º ano do Ensino Fundamental, incentivando a observação, a análise e a descrição dos fenômenos naturais e suas interações com o meio ambiente.