📚 Matrizes de Referência • Língua Portuguesa – 5º ano EF 🌟
Prefeitura Municipal de Caratinga Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte
Matrizes de Referência para os Testes Cognitivos do SAEB 2021
Matriz de Referência de Língua Portuguesa SAEB 2021 5º Ano do Ensino Fundamental
- I. Procedimentos de Leitura
- D1: Localizar informações explícitas em um texto.
- D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
- D4: Inferir uma informação implícita em um texto.
- D6: Identificar o tema de um texto.
- D11: Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
- II. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto
- D5: Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
- D9: Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
- III. Relação Entre Textos
- D15: Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.
- IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto
- D2: Estabelecer relações entre partes de um texto.
- D7: Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
- D8: Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
- D12: Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto.
- V. Relações Entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
- D13: Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
- D14: Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- VI. Variação Linguística
- D10: Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Matriz de Referência de Matemática SAEB 2021 5º Ano do Ensino Fundamental
- I. Espaço e Forma
- D1: Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
- D2: Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos.
- D3: Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados e tipos de ângulos.
- D4: Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados.
- D5: Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais.
- II. Grandezas e Medidas
- D6: Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
- D7: Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas.
- D8: Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
- D9: Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
- D10: Estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
- D11: Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas.
- D12: Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas.
- III. Números e Operações/Álgebra e Funções
- D13: Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal.
- D14: Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
- D15: Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
- D16: Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.
- D17: Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
- D18: Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
- D19: Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
- D20: Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão.
- D21: Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
- D22: Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
- D23: Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
- D24: Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
- D25: Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
- D26: Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
- IV. Tratamento da Informação
- D27: Ler informações e dados apresentados em tabelas.
- D28: Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
📚 Para saber mais, consulte o Documento Referência do SAEB de 2018 e a PORTARIA Nº 10, DE 8 DE JANEIRO DE 2021.
🌟 Vamos juntos melhorar a educação! 🌟