Matrizes de Referência • Língua Portuguesa – 5º ano EF Saeb

0 Compart.
Matrizes de Referência • Língua Portuguesa - 5º ano EF Saeb

📚 Matrizes de Referência • Língua Portuguesa – 5º ano EF 🌟

Prefeitura Municipal de Caratinga Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte

Matrizes de Referência para os Testes Cognitivos do SAEB 2021


Matriz de Referência de Língua Portuguesa SAEB 2021 5º Ano do Ensino Fundamental

  • I. Procedimentos de Leitura
    • D1: Localizar informações explícitas em um texto.
    • D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
    • D4: Inferir uma informação implícita em um texto.
    • D6: Identificar o tema de um texto.
    • D11: Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
  • II. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto
    • D5: Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
    • D9: Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  • III. Relação Entre Textos
    • D15: Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.
  • IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto
    • D2: Estabelecer relações entre partes de um texto.
    • D7: Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
    • D8: Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
    • D12: Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto.
  • V. Relações Entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
    • D13: Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
    • D14: Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
  • VI. Variação Linguística
    • D10: Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Matriz de Referência de Matemática SAEB 2021 5º Ano do Ensino Fundamental

  • I. Espaço e Forma
    • D1: Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
    • D2: Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos.
    • D3: Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados e tipos de ângulos.
    • D4: Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados.
    • D5: Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais.
  • II. Grandezas e Medidas
    • D6: Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
    • D7: Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas.
    • D8: Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
    • D9: Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
    • D10: Estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
    • D11: Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas.
    • D12: Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas.
  • III. Números e Operações/Álgebra e Funções
    • D13: Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal.
    • D14: Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
    • D15: Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
    • D16: Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.
    • D17: Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
    • D18: Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
    • D19: Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
    • D20: Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão.
    • D21: Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
    • D22: Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
    • D23: Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
    • D24: Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
    • D25: Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
    • D26: Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
  • IV. Tratamento da Informação
    • D27: Ler informações e dados apresentados em tabelas.
    • D28: Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).

📚 Para saber mais, consulte o Documento Referência do SAEB de 2018 e a PORTARIA Nº 10, DE 8 DE JANEIRO DE 2021.

🌟 Vamos juntos melhorar a educação! 🌟

Formulário Professores Vips
Rolar para cima