Esse conjunto de atividades agrupadas sob o tema “Cinco Planos de Aula • Linguagem Oral e Escrita”, focadas na expressão de ideias, desejos e sentimentos por meio de múltiplas linguagens (oralidade, escrita espontânea, arte, imagens e jogos), é extremamente valioso no processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Educação Infantil (a partir de 4 anos) e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º anos).


Utilidade no Ensino-Aprendizagem:
- Desenvolvimento da linguagem oral e escrita
Ao permitir que os alunos expressem suas experiências e emoções de maneira espontânea, essas atividades contribuem diretamente para o desenvolvimento das competências linguísticas, tanto na oralidade quanto na escrita inicial, respeitando o ritmo e o repertório de cada criança. - Promoção da consciência emocional e da empatia
As propostas relacionadas às emoções e valores (como empatia, respeito e amizade) favorecem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais — fundamentais para uma convivência saudável, resolução de conflitos e construção de uma comunidade escolar mais respeitosa e acolhedora. - Estímulo à criatividade e ao pensamento simbólico
Atividades como desenho, pintura e dramatização ajudam a criança a usar símbolos para representar o mundo, o que é essencial tanto para o desenvolvimento da linguagem quanto para a alfabetização. - Construção de identidade e valorização do outro
Planos como “Desenho de amigos e familiares” e “Contação de histórias sobre valores” auxiliam na construção da identidade pessoal e coletiva, permitindo que a criança se veja no contexto social e aprenda a respeitar diferentes formas de ser e viver. - Integração com a BNCC
Todas essas propostas dialogam com os Campos de Experiência da Educação Infantil (especialmente “O eu, o outro e o nós” e “Escuta, fala, pensamento e imaginação”) e com habilidades previstas na BNCC para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, como:- EF01LP03 – Relatar experiências pessoais e fatos, com coerência e sequência temporal.
- EF01LP05 – Produzir, espontaneamente, textos escritos com finalidades diversas, mesmo que com escrita não convencional.
- EI03EO03 (Educação Infantil) – Demonstrar empatia ao interagir com crianças e adultos, respeitando sentimentos e emoções.