Proposta de Atividade 1 – Leitura e Interpretação de Texto Argumentativo
Habilidade BNCC:
(EF89LP31) – Analisar os elementos constitutivos de textos argumentativos, identificando a tese, os argumentos e as estratégias persuasivas empregadas pelo autor.
Objetivo da Atividade:
- Desenvolver a capacidade de identificar a estrutura de textos argumentativos.
- Compreender como os argumentos são construídos para persuadir o leitor.
Atividade Proposta:
- Leitura de Texto Argumentativo:
- Distribua um texto argumentativo aos alunos, como um editorial ou um artigo de opinião.
- Após a leitura, solicite que os alunos identifiquem a tese defendida pelo autor, assim como os principais argumentos utilizados.
- Peça que respondam às seguintes questões:
- Qual é a tese defendida pelo autor?
- Quais são os argumentos utilizados para sustentar essa tese?
- Quais estratégias persuasivas foram empregadas no texto (ex.: apelo à emoção, uso de fatos, exemplos, etc.)?
- Debate:
- Após a análise individual, promova um debate na sala de aula, no qual grupos de alunos defendam diferentes pontos de vista sobre o tema abordado no texto, utilizando argumentos e estratégias persuasivas.
Conclusão Geral:
Essa atividade estimula a análise crítica de textos argumentativos e promove a habilidade de discutir e defender diferentes opiniões de forma fundamentada, desenvolvendo competências essenciais para o pensamento crítico.