Caderno do Futuro • Língua Portuguesa 9°ano – Professor

Caderno do Futuro • Língua Portuguesa 9°ano - Professor

Habilidade BNCC:
(EF89LP31) – Analisar os elementos constitutivos de textos argumentativos, identificando a tese, os argumentos e as estratégias persuasivas empregadas pelo autor.


Objetivo da Atividade:

  • Desenvolver a capacidade de identificar a estrutura de textos argumentativos.
  • Compreender como os argumentos são construídos para persuadir o leitor.

Atividade Proposta:

  1. Leitura de Texto Argumentativo:
    • Distribua um texto argumentativo aos alunos, como um editorial ou um artigo de opinião.
    • Após a leitura, solicite que os alunos identifiquem a tese defendida pelo autor, assim como os principais argumentos utilizados.
    • Peça que respondam às seguintes questões:
      • Qual é a tese defendida pelo autor?
      • Quais são os argumentos utilizados para sustentar essa tese?
      • Quais estratégias persuasivas foram empregadas no texto (ex.: apelo à emoção, uso de fatos, exemplos, etc.)?
  2. Debate:
    • Após a análise individual, promova um debate na sala de aula, no qual grupos de alunos defendam diferentes pontos de vista sobre o tema abordado no texto, utilizando argumentos e estratégias persuasivas.

Conclusão Geral:
Essa atividade estimula a análise crítica de textos argumentativos e promove a habilidade de discutir e defender diferentes opiniões de forma fundamentada, desenvolvendo competências essenciais para o pensamento crítico.

Formulário Professores Vips
Rolar para cima