Caderno do Futuro – Ciências 4º ano – Professor

Caderno do Futuro - Ciências 4º ano - Professor

Habilidade BNCC:
(EF04CI04) – Descrever o ciclo de vida de diferentes animais, comparando as fases do desenvolvimento de seres vivos de diferentes grupos.


Objetivo da Atividade:

  • Identificar e comparar as fases do ciclo de vida de diferentes animais.
  • Compreender como o desenvolvimento de seres vivos varia entre os grupos de animais.

Atividade Proposta:

  1. Leitura Inicial: Leia o seguinte trecho sobre Ciclo de Vida dos Animais:“Os animais passam por diferentes fases ao longo de suas vidas. Alguns animais, como os insetos, têm metamorfoses completas, passando de ovo para larva, pupa e adulto. Outros, como os mamíferos, têm ciclos de vida mais simples, que incluem nascimento, crescimento e reprodução.”
  2. Exercício Prático – Comparação de Ciclos de Vida: Escolha dois animais de grupos diferentes, como uma borboleta e um cachorro. Desenhe e descreva o ciclo de vida de cada um, destacando as diferenças nas fases de desenvolvimento.
  3. Questões de Compreensão: a) Quais são as principais fases do ciclo de vida de uma borboleta?
    b) Como o ciclo de vida de um cachorro é diferente do de uma borboleta?

Conclusão Geral: O ciclo de vida dos animais é um processo natural que varia entre as espécies, refletindo as diferenças nos seus modos de reprodução e desenvolvimento. Ao comparar os ciclos de vida, os alunos podem entender melhor como os animais crescem e se desenvolvem em seus ambientes.

Formulário Professores Vips
Rolar para cima