Atividades Texto • Interpretação textual – 9°ano EF (gabarito)

0 Compart.
Atividades Texto • Interpretação textual - 9°ano EF (gabarito)

Ano/Série: 9º ano do Ensino Fundamental II
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Interpretação Textual
Duração: 1 aula (50 minutos)
Habilidades da BNCC:

  • Compreender e interpretar textos de diferentes gêneros.
  • Analisar o sentido global do texto e a intenção do autor.
  • Identificar informações explícitas e inferir informações implícitas no texto.

Objetivo:

  • Desenvolver a habilidade de interpretar textos, identificando informações explícitas e inferindo sentidos implícitos.
  • Analisar a mensagem do texto e a intenção do autor.

Texto para Interpretação:

“A vida é feita de escolhas. Todos os dias, ao acordarmos, tomamos decisões que podem mudar o rumo do nosso dia ou até da nossa vida. Desde coisas simples, como o que comer no café da manhã, até escolhas complexas, como qual caminho seguir na vida profissional. Cada decisão traz consigo consequências, e nem sempre é fácil lidar com os resultados. Mas, afinal, são essas escolhas que nos definem como indivíduos. O importante é aprender com cada decisão, seja ela acertada ou não.”
(Autor Desconhecido)


Atividade: Interpretação Textual

Questões:

  1. Qual é o tema principal do texto?
  2. O autor afirma que as escolhas que fazemos definem nossa vida. Dê um exemplo de uma escolha cotidiana mencionada no texto.
  3. Qual é o conselho que o autor dá no final do texto?
  4. O que o autor quer dizer com “Cada decisão traz consigo consequências”?
  5. A frase “são essas escolhas que nos definem como indivíduos” expressa uma opinião ou um fato? Justifique sua resposta.
  6. O autor usa o verbo “aprender” no final do texto. O que isso sugere sobre o modo de encarar as escolhas?
  7. Com base no texto, como você acha que devemos lidar com as escolhas erradas?

  1. Qual é o tema principal do texto?
  • O tema principal do texto é a importância das escolhas que fazemos na vida e como elas influenciam nosso caminho.
  1. O autor afirma que as escolhas que fazemos definem nossa vida. Dê um exemplo de uma escolha cotidiana mencionada no texto.
  • Um exemplo é a escolha do que comer no café da manhã.
  1. Qual é o conselho que o autor dá no final do texto?
  • O autor aconselha que é importante aprender com cada decisão, seja ela certa ou errada.
  1. O que o autor quer dizer com “Cada decisão traz consigo consequências”?
  • O autor quer dizer que todas as escolhas que fazemos geram resultados, que podem ser positivos ou negativos, e precisamos lidar com essas consequências.
  1. A frase “são essas escolhas que nos definem como indivíduos” expressa uma opinião ou um fato? Justifique sua resposta.
  • É uma opinião, pois o autor está expressando o seu ponto de vista de que as escolhas pessoais moldam quem somos, mas outras pessoas podem ter opiniões diferentes sobre o que define um indivíduo.
  1. O autor usa o verbo “aprender” no final do texto. O que isso sugere sobre o modo de encarar as escolhas?
  • Sugere que devemos ver as escolhas, mesmo as erradas, como oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal.
  1. Com base no texto, como você acha que devemos lidar com as escolhas erradas?
  • Devemos encarar as escolhas erradas como uma forma de aprender e melhorar, em vez de nos culparmos excessivamente por elas.

Conclusão:

Com esta atividade, os alunos exercitarão a interpretação de textos, focando em elementos como o tema, a intenção do autor e as inferências implícitas. A atividade também estimula o pensamento crítico e a reflexão sobre a forma como lidamos com nossas decisões.

Formulário Professores Vips
Rolar para cima