Proposta de Atividade: Interpretação Textual
Ano/Série: 9º ano do Ensino Fundamental II
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Interpretação Textual
Duração: 1 aula (50 minutos)
Habilidades da BNCC:
- Compreender e interpretar textos de diferentes gêneros.
- Analisar o sentido global do texto e a intenção do autor.
- Identificar informações explícitas e inferir informações implícitas no texto.
Objetivo:
- Desenvolver a habilidade de interpretar textos, identificando informações explícitas e inferindo sentidos implícitos.
- Analisar a mensagem do texto e a intenção do autor.
Texto para Interpretação:
“A vida é feita de escolhas. Todos os dias, ao acordarmos, tomamos decisões que podem mudar o rumo do nosso dia ou até da nossa vida. Desde coisas simples, como o que comer no café da manhã, até escolhas complexas, como qual caminho seguir na vida profissional. Cada decisão traz consigo consequências, e nem sempre é fácil lidar com os resultados. Mas, afinal, são essas escolhas que nos definem como indivíduos. O importante é aprender com cada decisão, seja ela acertada ou não.”
(Autor Desconhecido)
Atividade: Interpretação Textual
Questões:
- Qual é o tema principal do texto?
- O autor afirma que as escolhas que fazemos definem nossa vida. Dê um exemplo de uma escolha cotidiana mencionada no texto.
- Qual é o conselho que o autor dá no final do texto?
- O que o autor quer dizer com “Cada decisão traz consigo consequências”?
- A frase “são essas escolhas que nos definem como indivíduos” expressa uma opinião ou um fato? Justifique sua resposta.
- O autor usa o verbo “aprender” no final do texto. O que isso sugere sobre o modo de encarar as escolhas?
- Com base no texto, como você acha que devemos lidar com as escolhas erradas?
Possíveis Respostas:
- Qual é o tema principal do texto?
- O tema principal do texto é a importância das escolhas que fazemos na vida e como elas influenciam nosso caminho.
- O autor afirma que as escolhas que fazemos definem nossa vida. Dê um exemplo de uma escolha cotidiana mencionada no texto.
- Um exemplo é a escolha do que comer no café da manhã.
- Qual é o conselho que o autor dá no final do texto?
- O autor aconselha que é importante aprender com cada decisão, seja ela certa ou errada.
- O que o autor quer dizer com “Cada decisão traz consigo consequências”?
- O autor quer dizer que todas as escolhas que fazemos geram resultados, que podem ser positivos ou negativos, e precisamos lidar com essas consequências.
- A frase “são essas escolhas que nos definem como indivíduos” expressa uma opinião ou um fato? Justifique sua resposta.
- É uma opinião, pois o autor está expressando o seu ponto de vista de que as escolhas pessoais moldam quem somos, mas outras pessoas podem ter opiniões diferentes sobre o que define um indivíduo.
- O autor usa o verbo “aprender” no final do texto. O que isso sugere sobre o modo de encarar as escolhas?
- Sugere que devemos ver as escolhas, mesmo as erradas, como oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal.
- Com base no texto, como você acha que devemos lidar com as escolhas erradas?
- Devemos encarar as escolhas erradas como uma forma de aprender e melhorar, em vez de nos culparmos excessivamente por elas.
Conclusão:
Com esta atividade, os alunos exercitarão a interpretação de textos, focando em elementos como o tema, a intenção do autor e as inferências implícitas. A atividade também estimula o pensamento crítico e a reflexão sobre a forma como lidamos com nossas decisões.