Proposta de Atividade: Análise e Identificação de Classes de Palavras
Ano/Série: 9º ano do Ensino Fundamental II
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Classes de Palavras
Duração: 1 aula (50 minutos)
Habilidades da BNCC:
- Identificar e classificar diferentes classes de palavras em textos.
- Compreender o papel de cada classe de palavra na construção do sentido textual.
Objetivo:
- Identificar e classificar as classes de palavras em um texto.
- Analisar como cada classe contribui para a coesão e coerência textual.
Atividade: Identificação das Classes de Palavras em um Texto
Material Necessário:
- Cópia de um texto curto (conto, trecho de crônica, reportagem) para cada aluno.
Descrição da Atividade:
- Leitura do Texto:
- Entregue o texto escolhido aos alunos e peça para que o leiam atentamente. Dê um tempo adequado para a leitura.
- Identificação das Classes de Palavras:
- Após a leitura, solicite que os alunos identifiquem no texto as seguintes classes de palavras:
- Substantivos
- Verbos
- Adjetivos
- Pronomes
- Advérbios
- Preposições
- Os alunos devem sublinhar ou marcar as palavras de cada classe no texto.
- Classificação e Análise:
- Após a identificação, os alunos devem classificar cada palavra sublinhada em uma tabela, organizando-as por classe gramatical.
- Discussão:
- Para finalizar, peça que os alunos discutam em pequenos grupos:
- Qual a importância de cada classe de palavra no entendimento do texto?
- Como os adjetivos ajudam a descrever os substantivos?
- Qual a função dos verbos no desenvolvimento da ação?
Texto (Exemplo para a Atividade):
“Naquele fim de tarde, o céu ficou nublado e as primeiras gotas de chuva começaram a cair. João olhou pela janela, pensativo, enquanto sentia o cheiro da terra molhada. Ele adorava os dias chuvosos, pois traziam uma certa calmaria ao seu coração inquieto.”
Possíveis Respostas:
- Substantivos: fim, tarde, céu, gotas, chuva, João, janela, cheiro, terra, dias, calmaria, coração.
- Verbos: ficou, começaram, cair, olhou, sentia, adorava, traziam.
- Adjetivos: nublado, primeiras, chuvosos, inquieto.
- Pronomes: Ele, seu.
- Advérbios: ali, enquanto.
- Preposições: de, pela, ao.
Conclusão:
Com essa atividade, os alunos terão identificado e classificado as diferentes classes de palavras presentes no texto, compreendendo como cada uma delas contribui para a construção do sentido do texto.