Atividades • Língua Portuguesa – 9°ano EF (gabarito)

0 Compart.
Atividades • Língua Portuguesa – 9°ano EF (gabarito)

Ano/Série: 9º ano do Ensino Fundamental II
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Classes de Palavras
Duração: 1 aula (50 minutos)
Habilidades da BNCC:

  • Identificar e classificar diferentes classes de palavras em textos.
  • Compreender o papel de cada classe de palavra na construção do sentido textual.

Objetivo:

  • Identificar e classificar as classes de palavras em um texto.
  • Analisar como cada classe contribui para a coesão e coerência textual.

Material Necessário:

  • Cópia de um texto curto (conto, trecho de crônica, reportagem) para cada aluno.

Descrição da Atividade:

  1. Leitura do Texto:
  • Entregue o texto escolhido aos alunos e peça para que o leiam atentamente. Dê um tempo adequado para a leitura.
  1. Identificação das Classes de Palavras:
  • Após a leitura, solicite que os alunos identifiquem no texto as seguintes classes de palavras:
    • Substantivos
    • Verbos
    • Adjetivos
    • Pronomes
    • Advérbios
    • Preposições
  • Os alunos devem sublinhar ou marcar as palavras de cada classe no texto.
  1. Classificação e Análise:
  • Após a identificação, os alunos devem classificar cada palavra sublinhada em uma tabela, organizando-as por classe gramatical.
  1. Discussão:
  • Para finalizar, peça que os alunos discutam em pequenos grupos:
    • Qual a importância de cada classe de palavra no entendimento do texto?
    • Como os adjetivos ajudam a descrever os substantivos?
    • Qual a função dos verbos no desenvolvimento da ação?

Texto (Exemplo para a Atividade):

“Naquele fim de tarde, o céu ficou nublado e as primeiras gotas de chuva começaram a cair. João olhou pela janela, pensativo, enquanto sentia o cheiro da terra molhada. Ele adorava os dias chuvosos, pois traziam uma certa calmaria ao seu coração inquieto.”


  • Substantivos: fim, tarde, céu, gotas, chuva, João, janela, cheiro, terra, dias, calmaria, coração.
  • Verbos: ficou, começaram, cair, olhou, sentia, adorava, traziam.
  • Adjetivos: nublado, primeiras, chuvosos, inquieto.
  • Pronomes: Ele, seu.
  • Advérbios: ali, enquanto.
  • Preposições: de, pela, ao.

Conclusão:

Com essa atividade, os alunos terão identificado e classificado as diferentes classes de palavras presentes no texto, compreendendo como cada uma delas contribui para a construção do sentido do texto.

Formulário Professores Vips
Rolar para cima