Atividades – Gênero Meme 9° ano EF

Ano/Série: 9º ano do Ensino Fundamental II
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Gênero Meme
Duração: 1 aula (50 minutos)
Habilidades da BNCC:

• Compreender e analisar a linguagem multimodal utilizada nos memes.
  • Refletir sobre o impacto dos memes como formas de comunicação e expressão cultural contemporânea.
  • Criar memes com base em temas discutidos em aula.

Objetivo:

• Compreender o meme como um gênero textual digital.
  • Analisar o contexto cultural e social em que os memes são produzidos.
  • Estimular a criatividade dos alunos por meio da criação de memes.

Atividade: Análise e Criação de Memes

Material Necessário:

• Projetor ou acesso à internet para exibição de exemplos de memes.
  • Computadores, tablets ou celulares para criação de memes (ou folhas de papel para criar manualmente).

Descrição da Atividade:

1. Introdução ao Tema:
  • O professor apresenta o conceito de meme como um gênero textual digital, destacando suas características principais: uso de imagens e textos curtos, humor, ironia e linguagem coloquial. Pode-se mostrar exemplos de memes populares que circulam na internet.
  1. Análise de Memes:
  • Divida a turma em grupos e entregue a cada grupo uma seleção de memes impressos ou exibidos no projetor. Peça que eles discutam:
    • Qual a mensagem ou o tema do meme?
    • Que linguagem ou recursos visuais estão sendo utilizados para transmitir essa mensagem?
    • O meme é dirigido a um público específico? Se sim, qual?
  • Os grupos devem anotar suas análises e discutir como o humor ou a ironia é utilizado para transmitir ideias.
  1. Criação de Memes:
  • Após a análise, cada grupo será desafiado a criar seus próprios memes com base em temas discutidos em sala de aula (como assuntos históricos, científicos ou questões sociais). Os alunos podem usar editores de imagens digitais ou desenhar seus memes manualmente.
  1. Apresentação e Discussão:
  • Cada grupo apresenta seus memes para a turma, explicando o contexto e a intenção por trás deles.
  • O professor promove uma discussão sobre como os memes podem ser usados para abordar temas sérios ou educacionais de maneira criativa e acessível.

Conclusão:

Ao final da atividade, os alunos terão uma melhor compreensão do meme como um gênero textual digital e multimodal. Eles também terão a oportunidade de refletir sobre como a linguagem e o humor podem ser utilizados para transmitir mensagens e engajar diferentes públicos de forma divertida e crítica.