Proposta de Atividades: Uso Correto de “Eu” e “Mim”
Ano/Série: 8º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Uso Correto de “Eu” e “Mim”
Duração: 1 aula (50 minutos)
Habilidades da BNCC:
- EF08LP19: Compreender e empregar adequadamente as diferentes funções das palavras nas orações, com atenção ao uso de pronomes pessoais.
Objetivo:
- Compreender a diferença entre os pronomes “eu” e “mim” e seu uso correto em diferentes contextos.
- Aplicar o conhecimento sobre o uso de “eu” e “mim” em atividades práticas e orações do cotidiano.
- Desenvolver a habilidade de identificar e corrigir erros comuns relacionados ao uso desses pronomes.
Atividade 1: Explicação e Exemplos
Material Necessário:
- Quadro ou projetor
- Caderno ou folhas para anotações
Descrição:
- Explanação Teórica:
- O professor explica que “eu” é um pronome pessoal do caso reto, utilizado como sujeito da oração, enquanto “mim” é um pronome pessoal do caso oblíquo, usado como complemento e nunca como sujeito.
- Exemplifique com frases corretas e incorretas:
- “Eu vou à escola.” (correto)
- “Para mim ir à escola…” (incorreto)
- “Para eu ir à escola…” (correto)
- “O presente é para mim.” (correto)
- Análise de Frases:
- O professor apresenta várias frases no quadro, pedindo aos alunos que identifiquem se o uso de “eu” e “mim” está correto ou incorreto. Os alunos devem justificar suas respostas.
Atividade 2: Complete as Frases
Material Necessário:
- Fichas com frases incompletas
- Canetas ou lápis
Descrição:
- Distribuição de Fichas:
- Entregue fichas aos alunos com frases incompletas, nas quais eles devem escolher entre “eu” ou “mim” para completar as sentenças corretamente.
- Exemplos de Frases:
- “Esse presente é para _____.”
- “_____ fui ao parque com meus amigos.”
- “Eles trouxeram o livro para _____.”
- “Não há nada mais importante do que _____.”
- Correção e Discussão:
- Após os alunos completarem as frases, o professor corrige as respostas em conjunto, explicando o porquê do uso de “eu” ou “mim” em cada caso.
Atividade 3: Produção de Textos Curtos
Material Necessário:
- Caderno ou folhas para anotações
Descrição:
- Escrita de Mini-Textos:
- Peça aos alunos que escrevam pequenos textos ou diálogos que incluam o uso de “eu” e “mim”. Eles devem prestar atenção para aplicar corretamente os pronomes de acordo com as regras gramaticais.
- Troca de Textos:
- Após a escrita, os alunos trocam os textos entre si para revisar e corrigir possíveis erros no uso dos pronomes.
- Apresentação:
- Alguns alunos podem compartilhar seus textos com a turma, e o professor pode destacar o uso correto dos pronomes e corrigir possíveis erros, explicando o motivo das correções.
Respostas Esperadas:
- Atividade 1:
- Os alunos devem identificar corretamente o uso de “eu” e “mim” nas frases, aplicando a regra que “eu” é usado como sujeito e “mim” como complemento.
- Atividade 2:
- Os alunos completam as frases com “eu” ou “mim” de acordo com o contexto gramatical adequado.
- Atividade 3:
- Os textos produzidos pelos alunos devem demonstrar a correta aplicação dos pronomes “eu” e “mim”, mostrando a compreensão das regras discutidas em sala.
Essa proposta de atividades visa reforçar a compreensão dos alunos sobre o uso correto de “eu” e “mim”, promovendo a aplicação prática desse conhecimento em situações do cotidiano e em produções textuais.