Atividade – Uso do Eu e Mim – LP 8º ano

Compartilhe!
Atividade - Uso do Eu e Mim - LP 8º ano

Ano/Série: 8º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Uso Correto de “Eu” e “Mim”
Duração: 1 aula (50 minutos)
Habilidades da BNCC:

  • EF08LP19: Compreender e empregar adequadamente as diferentes funções das palavras nas orações, com atenção ao uso de pronomes pessoais.

Objetivo:

  • Compreender a diferença entre os pronomes “eu” e “mim” e seu uso correto em diferentes contextos.
  • Aplicar o conhecimento sobre o uso de “eu” e “mim” em atividades práticas e orações do cotidiano.
  • Desenvolver a habilidade de identificar e corrigir erros comuns relacionados ao uso desses pronomes.

Atividade 1: Explicação e Exemplos

Material Necessário:

  • Quadro ou projetor
  • Caderno ou folhas para anotações

Descrição:

  1. Explanação Teórica:
    • O professor explica que “eu” é um pronome pessoal do caso reto, utilizado como sujeito da oração, enquanto “mim” é um pronome pessoal do caso oblíquo, usado como complemento e nunca como sujeito.
    • Exemplifique com frases corretas e incorretas:
      • “Eu vou à escola.” (correto)
      • “Para mim ir à escola…” (incorreto)
      • “Para eu ir à escola…” (correto)
      • “O presente é para mim.” (correto)
  2. Análise de Frases:
    • O professor apresenta várias frases no quadro, pedindo aos alunos que identifiquem se o uso de “eu” e “mim” está correto ou incorreto. Os alunos devem justificar suas respostas.

Atividade 2: Complete as Frases

Material Necessário:

  • Fichas com frases incompletas
  • Canetas ou lápis

Descrição:

  1. Distribuição de Fichas:
    • Entregue fichas aos alunos com frases incompletas, nas quais eles devem escolher entre “eu” ou “mim” para completar as sentenças corretamente.
  2. Exemplos de Frases:
    • “Esse presente é para _____.”
    • “_____ fui ao parque com meus amigos.”
    • “Eles trouxeram o livro para _____.”
    • “Não há nada mais importante do que _____.”
  3. Correção e Discussão:
    • Após os alunos completarem as frases, o professor corrige as respostas em conjunto, explicando o porquê do uso de “eu” ou “mim” em cada caso.

Atividade 3: Produção de Textos Curtos

Material Necessário:

  • Caderno ou folhas para anotações

Descrição:

  1. Escrita de Mini-Textos:
    • Peça aos alunos que escrevam pequenos textos ou diálogos que incluam o uso de “eu” e “mim”. Eles devem prestar atenção para aplicar corretamente os pronomes de acordo com as regras gramaticais.
  2. Troca de Textos:
    • Após a escrita, os alunos trocam os textos entre si para revisar e corrigir possíveis erros no uso dos pronomes.
  3. Apresentação:
    • Alguns alunos podem compartilhar seus textos com a turma, e o professor pode destacar o uso correto dos pronomes e corrigir possíveis erros, explicando o motivo das correções.

  1. Atividade 1:
    • Os alunos devem identificar corretamente o uso de “eu” e “mim” nas frases, aplicando a regra que “eu” é usado como sujeito e “mim” como complemento.
  2. Atividade 2:
    • Os alunos completam as frases com “eu” ou “mim” de acordo com o contexto gramatical adequado.
  3. Atividade 3:
    • Os textos produzidos pelos alunos devem demonstrar a correta aplicação dos pronomes “eu” e “mim”, mostrando a compreensão das regras discutidas em sala.

Essa proposta de atividades visa reforçar a compreensão dos alunos sobre o uso correto de “eu” e “mim”, promovendo a aplicação prática desse conhecimento em situações do cotidiano e em produções textuais.

0 Compart.
Formulário Professores Vips
Rolar para cima