Atividades Arte • Trabalhando com giz e lixa – 1º ano EF1

🎨 Propostas de Atividades de Arte: Trabalhando com Giz e Lixa 🌟🎨

Objetivo:

Explorar diferentes texturas e técnicas artísticas utilizando giz e lixa, estimulando a criatividade e a coordenação motora das crianças.

Materiais Necessários:

• Giz de cera ou giz pastel
  • Lixa de diferentes granulações (por exemplo, lixa 150, 220)
  • Folhas de papel (preferencialmente papel sulfite)
  • Prendedores de papel (opcional, para segurar a lixa no papel)
  • Aventais ou roupas de proteção (opcional, para evitar sujeira nas roupas)

Atividade 1: Desenhando na Lixa

1. Preparação:
    • Distribua uma folha de lixa para cada aluno.
    • Prenda a lixa em uma folha de papel usando prendedores, se necessário.
  2. Instruções:
    • Entregue giz de cera ou giz pastel para os alunos.
    • Peça para desenharem diretamente na lixa, explorando como a textura áspera afeta o traço do giz.
    • Sugira que desenhem formas simples, como círculos, estrelas ou padrões abstratos.
  3. Reflexão:
    • Após desenharem, peça para os alunos observarem as diferenças entre desenhar na lixa e no papel comum.
    • Discuta como a textura da lixa muda o aspecto do desenho e a sensação de desenhar.

Atividade 2: Transferindo o Desenho da Lixa para o Papel

1. Preparação:
    • Coloque uma nova folha de papel sobre o desenho feito na lixa.
    • Segure o papel e a lixa firmemente ou prenda-os juntos.
  2. Instruções:
    • Peça para os alunos passarem o giz de cera sobre o papel que está por cima da lixa.
    • Eles devem aplicar pressão suficiente para que o desenho texturizado da lixa seja transferido para o papel.
  3. Exploração:
    • Permita que os alunos experimentem com diferentes cores e padrões.
    • Incentive-os a observar como o desenho original na lixa aparece no papel de maneiras inesperadas.

Atividade 3: Misturando Cores na Lixa

1. Preparação:
    • Distribua lixas de diferentes granulações para os alunos experimentarem.
  2. Instruções:
    • Peça para os alunos desenharem com giz de cera de diferentes cores na mesma folha de lixa.
    • Incentive-os a sobrepor as cores e observar como elas se misturam na superfície áspera.
  3. Discussão:
    • Após a atividade, converse sobre como a granulação da lixa afeta a mistura das cores.
    • Pergunte aos alunos qual lixa preferem para desenhar e por quê.

Dicas Adicionais:

• Segurança: Verifique se as bordas da lixa não estão afiadas para evitar cortes.
  • Variedade: Use lixas de diferentes granulações para diversificar as texturas experimentadas pelos alunos.
  • Exploração Livre: Permita momentos de exploração livre, onde os alunos podem criar seus próprios desenhos e técnicas usando giz e lixa.

Conclusão:

Estas atividades ajudam a desenvolver habilidades motoras finas e a compreensão das diferentes texturas e superfícies. Além disso, proporcionam uma experiência sensorial rica, tornando a aprendizagem mais divertida e envolvente. 🌟