Simulado 7 • Ling. Port. 5º ano – E.F. 1

0 Compart.

Simulado 07 – 5º Ano 📚

Identificação do Aluno

  • Escola: _____________________________
  • Prof.: _______________________________
  • Nome: _____________________________

Texto 1: A pipa Pepita

Leitura do Texto

  • Texto: “A pipa Pepita” por Lúcia Pimentel Goes.

Questões de Interpretação

  • Questão 01: Substituição de palavra destacada.
    • Alternativas: (A) sol, (B) dia, (C) céu, (D) apito.
  • Questão 02: Final da história de Zezito.
    • Alternativas: (A) ficou olhando as pipas no céu, (B) ganhou o campeonato, (C) perdeu sua colorida pipa, (D) preparou a pipa para o campeonato.

Texto 2: Celular na Escola

Leitura dos Textos

  • Texto 1: Opinião de Daniel Lobato Brito sobre o uso de celulares nas escolas.
  • Texto 2: Fórum de discussão sobre o uso de celular em sala de aula.

Questões de Comparação

  • Questão 03: Comparação entre os textos.
    • Alternativas: (A) utilizam a mesma linguagem, (B) tratam do mesmo assunto, (C) destinam-se ao mesmo público, (D) circulam no mesmo lugar.

Texto 3: Desejo de Genro

Leitura do Texto

  • Texto: “Desejo de genro” do Calendário 2008 – Ed. Boa Nova Com. Livros Religiosos Ltda. – EPP.

Questões de Interpretação

  • Questão 04: Tom divertido do texto.
    • Alternativas: (A) comparação da distância das estrelas à distância que quer ter da sogra, (B) chamar a sogra de “sogrinha” e querer que ela fosse uma estrela, (C) gentileza do genro com a “sogrinha”, (D) existência de estrelas a milhões de quilômetros da Terra.

Texto 4: Tirinha da Mônica

Leitura do Texto

  • Texto: Maurício de Souza. As melhores tiras da Mônica.

Questões de Interpretação

  • Questão 05: Expressão “CHUAC!”.
    • Alternativas: (A) som do beijo da personagem no sapo, (B) susto do sapo ao ser beijado, (C) surgimento de uma ideia repentina, (D) desejo realizado por um príncipe.
  • Questão 06: Fisionomia do sapo e corações.
    • Alternativas: (A) medo em relação à atitude da Mônica, (B) reconhecimento do assombro vivido pela Mônica, (C) encantamento do sapo em relação à transformação ocorrida, (D) curiosidade do sapo sobre a presença da “fada madrinha”.

Texto 5: Feijoada

Leitura do Texto

  • Texto: “Feijoada” por Marcelo Duarte.

Questões de Interpretação

  • Questão 07: Finalidade do texto.
    • Alternativas: (A) ensinar a fazer uma feijoada, (B) divulgar uma feijoada, (C) informar sobre a origem da feijoada, (D) convidar para uma feijoada.

Texto 6: Covardia

Leitura do Texto

  • Texto: “Covardia” por Malba Tahan.

Questões de Interpretação

  • Questão 08: Ação do amigo na árvore.
    • Alternativas: (A) observou do alto um lugar melhor para esconder-se, (B) achou melhor também fingir-se de morto, (C) queria ajudar o amigo a livrar-se do urso, (D) viu que o urso já estava distante.

Texto 7: A Flor

Leitura do Texto

Questões de Interpretação

  • Questão 09: Expressão da flor.
    • Alternativas: (A) palavrão, (B) abuso, (C) enfeite, (D) elogio.

Texto 8: O Cágado na Festa do Céu

Leitura do Texto

  • Texto: “O Cágado na Festa do Céu” por Monteiro Lobato.

Questões de Interpretação

  • Questão 10: Opinião do autor sobre a garça.
    • Alternativas: (A) “A garça foi subindo, subindo, subindo.”, (B) “A garça respondeu: – Pois não.”, (C) “A garça subia mais e mais.”, (D) “A garça, então, que era uma perversa,”.

Texto 9: Turma da Mônica

Leitura do Texto

Questões de Interpretação

  • Questão 10: Significado da expressão “DA HORA”.
    • Alternativas: (A) tinha acabado de ser feito, (B) durava somente uma hora, (C) era moda entre a turma, (D) deveria ser usado na hora.
Formulário Professores Vips
Rolar para cima