Simulado 29 • Ling. Port. 5º ano – E.F. 1

0 Compart.

Simulado – 5º Ano, Língua Portuguesa 📚

Questões 1 – 4

1ª Questão

No último quadrinho, o menino faz: (A) um pedido. (B) um convite. (C) uma denúncia. (D) uma observação.

2ª Questão

Esses dois textos falam sobre uma brincadeira de: (A) bonecas. (B) cadeiras. (C) corrida. (D) balanço.

3ª Questão

O texto I tem a finalidade de: (A) informar. (B) divertir. (C) instruir. (D) relatar.

4ª Questão

No trecho “Quem não conseguir, está fora da brincadeira” (texto I), a palavra sublinhada refere-se: (A) à música. (B) às cadeiras. (C) às crianças. (D) à brincadeira.

Questões 5 – 6

5ª Questão

No trecho “O Brasil venceu a Espanha por 3 a 0 na final da Copa das Confederações, disputada no Maracanã”, a expressão sublinhada dá ideia de: (A) lugar. (B) modo. (C) tempo. (D) causa.

6ª Questão

No trecho “Ah, deixa de ser enjoada, Chapeuzinho!”, a palavra destacada significa: (A) doente. (B) insistente. (C) mal educada. (D) mal humorada.

Questões 7 – 9

7ª Questão

O que deu origem à história narrada foi o fato de a cigarra: (A) chegar à adolescência. (B) resolver que iria trabalhar. (C) querer ser diferente de sua mãe. (D) descobrir que podia cantar.

8ª Questão

A cigarra tinha medo de: (A) decepcionar as formigas com seu canto. (B) cantar enquanto as formigas trabalhavam. (C) ser feliz e realizada cantando para as formigas. (D) faltar alimentos e abrigo para as noites de frio.

9ª Questão

A cigarra resolveu que sua vida seria diferente porque: (A) lhe disseram que tinha uma linda voz. (B) tinha medo de faltar alimento e abrigo no inverno. (C) a floresta ficou muito triste sem o canto de sua mãe. (D) cresceu ouvindo dizer que sua mãe era preguiçosa.

Questão 10

10ª Questão

Há traço de humor no trecho: (A) “- Por que razão demoraste tanto tempo a chegar?” (B) “Finalmente, ela aparece a suar por todos os lados.” (C) “- É que está lá fora um cartaz que diz: ‘Limpe bem os pés’.” (D) “A formiga e o gafanhoto esperaram pela centopeia mais de uma hora.”

Produção de Texto

Você conhece o jogo Pega Varetas? Leia o texto abaixo para aprender as regras desse jogo:

  1. Nome do jogo: Pega varetas.
  2. Número de participantes: 2 jogadores.
  3. Material: Uma caixa de pega varetas.
  4. Objetivo do jogo: O objetivo do jogo é somar as varetas que cada um retirar da mesa.
  5. Como jogar: Regras do Jogo. No início do jogo, todas as varetas são jogadas sobre uma superfície plana. O jogador deve então tentar retirar as varetas, uma a uma, sem mover as outras. Caso alguma vareta se mova, deverá ceder a vez ao adversário. Pontuação – cada vareta tem um valor, dependendo da cor: Verde – 5, Azul – 10, Amarelo – 15, Vermelho – 20, Preto – 50.
  6. Vencedor: Vence aquele que conseguir o maior número de varetas, ou aquele que tenha mais varetas com valores atribuídos em função da cor de cada vareta.

Agora é sua vez: escreva a regra de um jogo que você conhece seguindo o roteiro abaixo:

  1. Nome do jogo: _______________
  2. Número de participantes: ______
  3. Material: ____________________
  4. Objetivo do jogo: _____________
Formulário Professores Vips
Rolar para cima