O Bullying na Escola – Vídeo para conscientizar os alunos

Conscientização sobre o Bullying na Escola

Objetivos:

• Compreender o conceito de bullying e suas consequências para a vítima e o agressor.
  • Identificar formas de prevenir e combater o bullying na escola.
  • Desenvolver habilidades socioemocionais, como empatia e respeito, visando a construção de um ambiente escolar saudável e acolhedor.

Atividades:

1. Exibição do vídeo “O Bullying na Escola”, seguida de uma roda de conversa sobre as percepções dos alunos em relação ao tema e a importância da conscientização sobre o bullying.
  2. Divisão da turma em grupos para produção de cartazes com mensagens sobre o combate ao bullying e suas consequências. Cada grupo ficará responsável por uma mensagem específica, como “Bullying não é brincadeira”, “Respeite as diferenças” ou “Denuncie o bullying”.
  3. Exposição dos cartazes pelos corredores da escola para sensibilizar outros alunos e funcionários sobre o tema.
  4. Jogo de dramatização: os alunos se dividirão em grupos e escolherão uma situação de bullying para dramatizar, incluindo o papel da vítima, do agressor e dos espectadores. Após a dramatização, será realizada uma discussão sobre as possíveis soluções para a situação apresentada.
  5. Dinâmica da bola: os alunos formarão um círculo e passarão uma bola uns para os outros. Quando alguém receber a bola, deverá falar uma atitude positiva que pode ser tomada em relação ao bullying, como “ser amigo da vítima”, “conversar com os pais”, “procurar um professor” etc.

Recursos necessários:

• Vídeo “O Bullying na Escola”
  • Cartolinas, canetinhas, lápis de cor
  • Bola

Avaliação:

• Observação do envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
  • Verificação do aprendizado dos conceitos relacionados ao bullying.
  • Identificação de mudanças de comportamento dos alunos em relação ao tema.

Observações:

• É importante que os professores estejam atentos ao comportamento dos alunos em relação ao bullying, incentivando a denúncia de casos e a busca por ajuda quando necessário.
  • A conscientização sobre o bullying na escola deve ser uma atividade contínua e integrada ao currículo escolar, envolvendo todos os profissionais e alunos da instituição.