Curiosidades Educativas – 2

Spread the love

O Português vem do Galego

O documento mais antigo escrito em português é conhecido como Notícia de Fiadores, um pequeno texto de 1175, encontrado no arquivo da Torre do Tombo, em Portugal, pela pesquisadora Ana Maria Martins. Embora bastante diferente do português dos nossos dias, os linguistas identificam vários elementos nele que o caracterizam como português antigo, ou galego-português.

O português tem um avô, um pai e um ou dois filhos. O avô é o LATIM, nosso conhecido. Já o pai, para muita gente, será incógnito. Aliás, há por aí muitas pessoas que afirmam solenemente que o português é filho do avô (latim). Mas, não: se virmos bem, o pai do português é o GALEGO de Galicia España.

O Galego é uma língua românica pertencente ao subgrupo galego-português, falada principalmente na comunidade autônoma espanhola da Galicia. Está intimamente relacionado com o português com o qual formou uma unidade linguística durante a Idade Média

Já os filhos… Podemos começar pelo português do Brasil, que embora ainda não tenha saído da casa do pai no que toca ao nome, é já um miúdo bem crescido e com marcadas diferenças em relação ao progenitor.

Confira aqui a semelhança do Galego com o Português, idioma este que ainda se mantém vivo em Galicia, Espanha.

Idioma GALEGO de Espanha

Fonte: https://iilp.wordpress.com/2019/06/18/5-curiosidades-fantasticas-da-lingua-portuguesa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *