Coletânia – Atividades de Leitura 5º EF -Descritores

Propostas de Atividades para o 5º Ano Ensino Fundamental 📚

Público-Alvo:

Alunos do 5º ano que já são alfabetizados, mas ainda não consolidaram as habilidades de leitura.

Justificativa:

É essencial, nessa etapa de escolaridade, organizar atividades que levem os alunos à ampliação da proficiência na compreensão de textos mais extensos ou complexos. No ato de ler, há objetivos diversos: estudar, se informar, revisar um texto escrito pelo próprio aluno ou simplesmente pelo prazer. O professor necessita explicitar para a turma essas diferentes finalidades e trabalhar as modalidades próprias de cada uma delas. Diferentemente da leitura extensiva de um romance, por exemplo, a leitura para identificar uma informação deve ser realizada de maneira que se possibilite encontrar coisas pontuais no texto.

As atividades propostas a seguir levam os alunos a dominar habilidades básicas de leitura.

Objetivos:

• Prever fatos a partir de imagens e frases
  • Identificar o narrador do texto
  • Inferir informações implícitas no texto
  • Extrapolar ideias do texto
  • Localizar informações explícitas no texto
  • Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
  • Identificar tema central de um texto
  • Explorar ideias do texto a partir de opiniões relativas ao tema
  • Produzir texto a partir de possíveis inferências ao texto
  • Identificar causa e consequência de um fato
  • Inferir o sentido de uma expressão a partir do contexto
  • Identificar o sentido de palavras usadas no texto a partir do dicionário
  • Estabelecer relações entre informações escritas e imagens
  • Estabelecer relação entre opinião a respeito do tema com fatos apresentados no texto
  • Relacionar fatos do texto com conhecimentos de senso comum

Eixo de Trabalho: Leitura

Atividades de Leitura

Atividade 1: Prevendo Fatos a partir de Imagens e Frases

Objetivo:

• Desenvolver a habilidade de prever fatos com base em pistas visuais e textuais.

Procedimento:

• Apresente uma imagem ou uma série de imagens relacionadas a um texto.
  • Peça aos alunos para escreverem frases prevendo o que pode acontecer na história com base nas imagens.

Atividade 2: Identificação do Narrador

Objetivo:

• Identificar quem está narrando a história.

Procedimento:

• Leia um trecho de um texto com os alunos.
  • Peça que identifiquem quem está contando a história: é um personagem da história (narrador-personagem) ou alguém de fora da história (narrador-observador)?

Atividade 3: Inferência de Informações Implícitas

Objetivo:

• Inferir informações que não estão explicitamente mencionadas no texto.

Procedimento:

• Forneça um texto curto e peça aos alunos para identificarem e discutirem informações que podem ser inferidas a partir das pistas dadas no texto.

Atividade 4: Extrapolação de Ideias do Texto

Objetivo:

• Extrapolar ideias com base nas informações fornecidas no texto.

Procedimento:

• Após a leitura de um texto, peça aos alunos para fazerem previsões sobre o que poderia acontecer a seguir ou sugerirem finais alternativos para a história.

Atividade 5: Localização de Informações Explícitas

Objetivo:

• Encontrar informações que estão claramente mencionadas no texto.

Procedimento:

• Dê aos alunos um texto e uma lista de perguntas. Peça que localizem e sublinhem as respostas diretamente no texto.

Atividade 6: Distinção entre Fato e Opinião

Objetivo:

• Distinguir entre fatos e opiniões no texto.

Procedimento:

• Apresente um texto que contenha tanto fatos quanto opiniões.
  • Peça aos alunos para identificarem e marcarem as frases que são fatos e as que são opiniões.

Atividade 7: Identificação do Tema Central

Objetivo:

• Identificar o tema principal do texto.

Procedimento:

• Leia um texto com os alunos e discuta o que eles acham que é o tema principal. Peça que justifiquem suas respostas com evidências do texto.

Atividade 8: Produção de Texto com Base em Inferências

Objetivo:

• Produzir um texto utilizando inferências feitas a partir do texto lido.

Procedimento:

• Peça aos alunos para escreverem uma continuação da história, baseando-se nas inferências que fizeram sobre os personagens e os acontecimentos.

Estas atividades são projetadas para aprimorar as habilidades de leitura e compreensão dos alunos do 5º ano, ajudando-os a se tornarem leitores mais proficientes e críticos. Ao trabalhar com diversos tipos de textos e objetivos de leitura, os alunos desenvolverão uma compreensão mais profunda e versátil das habilidades de leitura.