Caderno do Futuro • História e Geografia 4º ano – aluno

Caderno do Futuro • História e Geografia 4º ano - aluno

Habilidade BNCC:
(EF04HI01) – Identificar as características da organização do espaço colonial e as relações de trabalho no Brasil Colônia.


Objetivo da Atividade:

  • Compreender a organização do Brasil durante o período colonial.
  • Identificar as formas de trabalho usadas na colonização.

Atividade Proposta:

  1. Leitura Inicial: Leia o trecho a seguir:“No Brasil Colônia, o espaço era organizado em grandes propriedades, conhecidas como engenhos, onde se produzia açúcar. O trabalho era realizado, principalmente, pelos escravos trazidos da África, que viviam em condições muito difíceis.”
  2. Exercício Prático – Explorando o Brasil Colônia: Desenhe um engenho de açúcar e destaque as diferentes partes que compõem o espaço colonial (como a casa-grande, a senzala e os campos de cana-de-açúcar). Em seguida, escreva sobre a importância do trabalho no engenho.
  3. Questões de Compreensão: a) O que era um engenho de açúcar?
    b) Quem trabalhava nos engenhos durante o período colonial?
    c) Como era a vida dos escravos que trabalhavam nesses engenhos?

Conclusão:
Essa atividade permite que os alunos entendam a dinâmica do Brasil Colônia, focando nas relações de trabalho e na organização do espaço. Através da reflexão sobre o passado, desenvolvem uma visão crítica sobre o papel da escravidão na história do Brasil.

Formulário Professores Vips
Rolar para cima