Atividades – Vozes Verbais I – LP 8º ano

Ano/Série: 8º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Vozes Verbais (Voz Ativa, Passiva e Reflexiva)
Duração: 1 aula (50 minutos)
Habilidades da BNCC:

  • EF08LP07: Identificar e empregar corretamente as diferentes vozes verbais, compreendendo suas implicações no sentido das orações e nos diferentes contextos de uso.

Objetivo:

  • Compreender e diferenciar as vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva.
  • Aplicar o uso correto das vozes verbais em frases e textos.
  • Analisar como a escolha da voz verbal pode alterar o foco e o sentido das orações.

Atividade 1: Explicação Teórica

Material Necessário:

  • Quadro ou projetor
  • Caderno ou folhas para anotações

Descrição:

  1. Introdução às Vozes Verbais:
  • O professor explica o conceito das vozes verbais:
    • Voz Ativa: Quando o sujeito pratica a ação. Exemplo: “O aluno leu o livro.”
    • Voz Passiva: Quando o sujeito recebe a ação. Exemplo: “O livro foi lido pelo aluno.”
    • Voz Reflexiva: Quando o sujeito pratica e ao mesmo tempo recebe a ação. Exemplo: “O aluno se cortou.”
  1. Exemplos e Análise:
  • Apresente várias frases e peça aos alunos que identifiquem a voz verbal utilizada em cada uma. Por exemplo:
    • “Maria escreveu a carta.” (Voz Ativa)
    • “A carta foi escrita por Maria.” (Voz Passiva)
    • “João se penteou.” (Voz Reflexiva)
  • Explique como a mudança na voz verbal altera o foco da frase.

Atividade 2: Transformação de Frases

Material Necessário:

  • Caderno ou folhas para anotações

Descrição:

  1. Transformação de Vozes:
  • Entregue aos alunos uma lista de frases na voz ativa e peça que as transformem para a voz passiva. Em seguida, faça o oposto, transformando frases da voz passiva para a voz ativa.
  • Exemplos:
    • “O professor corrigiu as provas.” (Ativa) → “As provas foram corrigidas pelo professor.” (Passiva)
    • “A lição foi feita pelos alunos.” (Passiva) → “Os alunos fizeram a lição.” (Ativa)
  1. Verificação e Correção:
  • Após os alunos completarem as transformações, o professor corrige as respostas coletivamente, explicando as mudanças necessárias.

Atividade 3: Exercício de Voz Reflexiva

Material Necessário:

  • Caderno ou folhas para anotações

Descrição:

  1. Completar as Frases:
  • O professor apresenta frases incompletas que os alunos devem completar, usando a voz reflexiva. Por exemplo:
    • “O menino __ (lavar) as mãos.”
    • “Ela __ (machucar) ao cair da escada.”
  • Respostas esperadas: “O menino se lavou.” / “Ela se machucou ao cair da escada.”
  1. Criação de Frases:
  • Peça aos alunos que criem suas próprias frases utilizando a voz reflexiva. Incentive-os a utilizar situações do cotidiano.

Atividade 4: Análise de Textos

Material Necessário:

  • Texto curto (poema, trecho de narrativa, etc.)

Descrição:

  1. Identificação das Vozes Verbais:
  • Distribua um texto curto para os alunos e peça que identifiquem as vozes verbais utilizadas. Eles devem sublinhar ou marcar as frases e classificar a voz verbal de cada uma.
  1. Discussão:
  • Em seguida, discuta com a turma como o uso das diferentes vozes verbais impacta o texto, focando nas escolhas do autor e como essas escolhas influenciam o foco e a ênfase na narrativa.

  1. Atividade 2:
  • Os alunos devem transformar corretamente as frases, entendendo como a estrutura das frases muda de acordo com a voz verbal escolhida.
  1. Atividade 3:
  • As frases devem ser completadas corretamente utilizando a voz reflexiva, e as frases criadas pelos alunos devem demonstrar o entendimento dessa estrutura.
  1. Atividade 4:
  • Os alunos devem identificar corretamente as vozes verbais no texto e compreender a importância dessas escolhas no contexto da narrativa.

Essa proposta de atividades visa reforçar o entendimento das vozes verbais, permitindo que os alunos apliquem esse conhecimento em diferentes contextos e compreendam sua relevância na construção de frases e textos.

Formulário Professores Vips
Rolar para cima