Proposta de Atividades: Vozes Verbais I
Ano/Série: 8º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Vozes Verbais (Voz Ativa, Passiva e Reflexiva)
Duração: 1 aula (50 minutos)
Habilidades da BNCC:
- EF08LP07: Identificar e empregar corretamente as diferentes vozes verbais, compreendendo suas implicações no sentido das orações e nos diferentes contextos de uso.
Objetivo:
- Compreender e diferenciar as vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva.
- Aplicar o uso correto das vozes verbais em frases e textos.
- Analisar como a escolha da voz verbal pode alterar o foco e o sentido das orações.
Atividade 1: Explicação Teórica
Material Necessário:
- Quadro ou projetor
- Caderno ou folhas para anotações
Descrição:
- Introdução às Vozes Verbais:
- O professor explica o conceito das vozes verbais:
- Voz Ativa: Quando o sujeito pratica a ação. Exemplo: “O aluno leu o livro.”
- Voz Passiva: Quando o sujeito recebe a ação. Exemplo: “O livro foi lido pelo aluno.”
- Voz Reflexiva: Quando o sujeito pratica e ao mesmo tempo recebe a ação. Exemplo: “O aluno se cortou.”
- Exemplos e Análise:
- Apresente várias frases e peça aos alunos que identifiquem a voz verbal utilizada em cada uma. Por exemplo:
- “Maria escreveu a carta.” (Voz Ativa)
- “A carta foi escrita por Maria.” (Voz Passiva)
- “João se penteou.” (Voz Reflexiva)
- Explique como a mudança na voz verbal altera o foco da frase.
Atividade 2: Transformação de Frases
Material Necessário:
- Caderno ou folhas para anotações
Descrição:
- Transformação de Vozes:
- Entregue aos alunos uma lista de frases na voz ativa e peça que as transformem para a voz passiva. Em seguida, faça o oposto, transformando frases da voz passiva para a voz ativa.
- Exemplos:
- “O professor corrigiu as provas.” (Ativa) → “As provas foram corrigidas pelo professor.” (Passiva)
- “A lição foi feita pelos alunos.” (Passiva) → “Os alunos fizeram a lição.” (Ativa)
- Verificação e Correção:
- Após os alunos completarem as transformações, o professor corrige as respostas coletivamente, explicando as mudanças necessárias.
Atividade 3: Exercício de Voz Reflexiva
Material Necessário:
- Caderno ou folhas para anotações
Descrição:
- Completar as Frases:
- O professor apresenta frases incompletas que os alunos devem completar, usando a voz reflexiva. Por exemplo:
- “O menino __ (lavar) as mãos.”
- “Ela __ (machucar) ao cair da escada.”
- Respostas esperadas: “O menino se lavou.” / “Ela se machucou ao cair da escada.”
- Criação de Frases:
- Peça aos alunos que criem suas próprias frases utilizando a voz reflexiva. Incentive-os a utilizar situações do cotidiano.
Atividade 4: Análise de Textos
Material Necessário:
- Texto curto (poema, trecho de narrativa, etc.)
Descrição:
- Identificação das Vozes Verbais:
- Distribua um texto curto para os alunos e peça que identifiquem as vozes verbais utilizadas. Eles devem sublinhar ou marcar as frases e classificar a voz verbal de cada uma.
- Discussão:
- Em seguida, discuta com a turma como o uso das diferentes vozes verbais impacta o texto, focando nas escolhas do autor e como essas escolhas influenciam o foco e a ênfase na narrativa.
Respostas Esperadas:
- Atividade 2:
- Os alunos devem transformar corretamente as frases, entendendo como a estrutura das frases muda de acordo com a voz verbal escolhida.
- Atividade 3:
- As frases devem ser completadas corretamente utilizando a voz reflexiva, e as frases criadas pelos alunos devem demonstrar o entendimento dessa estrutura.
- Atividade 4:
- Os alunos devem identificar corretamente as vozes verbais no texto e compreender a importância dessas escolhas no contexto da narrativa.
Essa proposta de atividades visa reforçar o entendimento das vozes verbais, permitindo que os alunos apliquem esse conhecimento em diferentes contextos e compreendam sua relevância na construção de frases e textos.