Proposta de Atividade – Uso do Hífen em Língua Portuguesa para o 7º Ano
✏️ Objetivo da Atividade
- Compreender e aplicar corretamente as regras de uso do hífen conforme as normas da Língua Portuguesa, diferenciando os casos em que o uso do hífen é necessário ou desnecessário.
Introdução ao Uso do Hífen
- Apresentar as principais regras que determinam o uso do hífen em palavras compostas, prefixadas e outras formações.
- Discutir as alterações ocorridas com a Reforma Ortográfica de 2009, destacando as mudanças mais significativas no uso do hífen.
Regras Gerais do Uso do Hífen
- Palavras Compostas: Identificar os casos em que o hífen é utilizado em palavras compostas (ex.: bem-vindo, guarda-chuva).
- Prefixos: Explicar as regras para o uso do hífen com prefixos (ex.: anti-inflamatório, autoescola).
- Vogais e Consoantes: Analisar o uso do hífen em situações que envolvem vogais iguais, diferentes, e consoantes (ex.: micro-ondas, inter-relação).
Casos Específicos e Exceções
- Explorar as exceções às regras gerais, como em casos de prefixos “co-“, “re-“, “pre-” sem uso do hífen (ex.: coordenar, reescrever, preexistente).
- Exemplificar casos em que o uso do hífen evita ambiguidade ou altera o significado de palavras (ex.: “manga-larga” vs. “manga larga”).
Atividade Prática
- Propor uma lista de palavras para que os alunos decidam se devem ou não ser escritas com hífen, justificando suas respostas.
- Criar frases onde o uso do hífen ou a ausência dele modifique o sentido da frase, estimulando a reflexão sobre a importância do correto uso desse sinal gráfico.