Atividade • Uso ou não do Hífen LP -7º ano

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Atividade • Uso ou não do Hífen LP -7º ano

Proposta de Atividade – Uso do Hífen em Língua Portuguesa para o 7º Ano

✏️ Objetivo da Atividade

  • Compreender e aplicar corretamente as regras de uso do hífen conforme as normas da Língua Portuguesa, diferenciando os casos em que o uso do hífen é necessário ou desnecessário.

Introdução ao Uso do Hífen

  • Apresentar as principais regras que determinam o uso do hífen em palavras compostas, prefixadas e outras formações.
  • Discutir as alterações ocorridas com a Reforma Ortográfica de 2009, destacando as mudanças mais significativas no uso do hífen.

Regras Gerais do Uso do Hífen

  • Palavras Compostas: Identificar os casos em que o hífen é utilizado em palavras compostas (ex.: bem-vindo, guarda-chuva).
  • Prefixos: Explicar as regras para o uso do hífen com prefixos (ex.: anti-inflamatório, autoescola).
  • Vogais e Consoantes: Analisar o uso do hífen em situações que envolvem vogais iguais, diferentes, e consoantes (ex.: micro-ondas, inter-relação).

Casos Específicos e Exceções

  • Explorar as exceções às regras gerais, como em casos de prefixos “co-“, “re-“, “pre-” sem uso do hífen (ex.: coordenar, reescrever, preexistente).
  • Exemplificar casos em que o uso do hífen evita ambiguidade ou altera o significado de palavras (ex.: “manga-larga” vs. “manga larga”).

Atividade Prática

  • Propor uma lista de palavras para que os alunos decidam se devem ou não ser escritas com hífen, justificando suas respostas.
  • Criar frases onde o uso do hífen ou a ausência dele modifique o sentido da frase, estimulando a reflexão sobre a importância do correto uso desse sinal gráfico.
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