Atividade Lúdica de Leitura e Arte – O Poema “A Casa” de Vinicius de Moraes

Compartilhe!

Sinopse Informativa para o Professor

Esta proposta de atividade pedagógica interdisciplinar explora o clássico poema e canção A Casa, do renomado autor Vinicius de Moraes, integrando de forma lúdica os componentes curriculares de Leitura e Arte. O material foi cuidadosamente estruturado para engajar as crianças através da musicalidade, propondo inicialmente a apreciação da música por meio de um recurso audiovisual, o que facilita a memorização e o interesse pelo texto base. Na sequência, o exercício foca no desenvolvimento da consciência fonológica ao pedir que os alunos, com auxílio, localizem e circulem no texto palavras que rimam com os termos “NÃO” e “REDE” presentes nos versos da canção.

Além das habilidades de leitura e percepção sonora, o conteúdo trabalha ativamente a coordenação motora fina, a criatividade e noções essenciais de lateralidade e orientação espacial. Através de um exercício prático de desenho guiado por comandos direcionais estruturados — como desenhar elementos específicos do lado direito, esquerdo, atrás e em frente à casa —, o estudante é estimulado a completar o cenário de forma autônoma. A utilização destas referências lúdicas, aliada a comandos visuais simples, garante que o professor tenha em mãos uma ferramenta eficiente para avaliar tanto a compreensão leitora quanto a capacidade de seguir instruções.

Nível Estudantil

  • Ensino Fundamental I: O material indica de forma clara que a atividade é voltada especificamente para o 1º Ano de escolaridade, enquadrando-se perfeitamente no ciclo inicial de alfabetização.
Atividade Lúdica Poema "A Casa" de Vinicius de Moraes

Formulário Professores Vips
Rolar para cima