Atividade – Leitura e Interpretação – LP 8º ano

0 Compart.
Atividade - Leitura e Interpretação - LP 8º ano

Ano/Série: 8º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Leitura e Interpretação de Texto
Duração: 1 aula (50 minutos)
Habilidades da BNCC:

  • EF67LP06: Identificar o tema, o assunto e as informações explícitas e implícitas em textos de diferentes gêneros.
  • EF69LP30: Interpretar textos a partir de suas estruturas linguísticas, contextos de produção e finalidades.

Objetivo:

  • Desenvolver a capacidade de interpretar textos, identificando informações explícitas e implícitas.
  • Aprimorar a habilidade de análise crítica ao relacionar o conteúdo do texto com o contexto em que foi produzido.
  • Promover a reflexão sobre o tema do texto e sua relevância na atualidade.

Atividade 1: Leitura Individual e Coletiva

Material Necessário:

  • Cópias de um texto curto (conto, crônica, artigo de opinião, poema)

Descrição:

  1. Distribuição do Texto:
  • O professor distribui o texto escolhido para os alunos. É importante que o texto seja adequado ao nível de leitura da turma e apresente elementos que possibilitem diferentes interpretações (exemplo: um conto de Machado de Assis, uma crônica de Rubem Braga, ou um artigo de opinião atual).
  1. Leitura Individual:
  • Dê um tempo para que os alunos leiam o texto individualmente, em silêncio, incentivando-os a sublinhar ou anotar partes que considerarem importantes ou que despertarem dúvidas.
  1. Leitura Coletiva:
  • Após a leitura individual, o professor pode realizar uma leitura coletiva, destacando entonações, pausas, e explorando o tom do texto. Isso ajuda os alunos a perceberem nuances que podem ter passado despercebidas na leitura individual.

Atividade 2: Interpretação Escrita

Material Necessário:

  • Caderno ou folhas para anotações
  • Canetas ou lápis

Descrição:

  1. Perguntas de Compreensão:
  • O professor apresenta uma série de perguntas que exploram diferentes níveis de compreensão:
    • Compreensão Literal: Qual é o tema central do texto? Quais são os personagens principais (se houver)? Onde e quando se passa a história?
    • Compreensão Inferencial: O que o autor quis dizer com determinada frase ou expressão? Quais são as intenções dos personagens? Há informações que podem ser subentendidas?
    • Compreensão Crítica: Qual é a opinião do autor sobre o tema tratado? Como o texto se relaciona com o contexto atual? Você concorda com as ideias apresentadas?
  1. Respostas Escritas:
  • Os alunos devem responder às perguntas por escrito, desenvolvendo suas interpretações de forma clara e coerente. Incentive-os a justificar suas respostas com trechos do texto.

Atividade 3: Discussão em Grupo

Material Necessário:

  • Caderno ou folhas para anotações

Descrição:

  1. Divisão em Grupos:
  • Divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam entre si as respostas às perguntas de interpretação. Cada grupo deve escolher um representante para compartilhar as conclusões com a turma.
  1. Debate Coletivo:
  • Promova um debate em que os representantes dos grupos compartilham suas interpretações e opiniões sobre o texto. O professor pode intervir para esclarecer dúvidas, corrigir equívocos, ou aprofundar as discussões.
  1. Conclusão:
  • Finalize a atividade com uma síntese das principais interpretações discutidas, destacando como a leitura crítica pode enriquecer o entendimento de um texto.

  1. Compreensão Literal:
  • Os alunos devem identificar corretamente o tema central, os personagens, e o cenário da narrativa, conforme o texto lido.
  1. Compreensão Inferencial:
  • As respostas dos alunos devem mostrar a capacidade de perceber mensagens implícitas e de inferir significados a partir de pistas deixadas pelo autor.
  1. Compreensão Crítica:
  • Os alunos devem expressar opiniões pessoais sobre o texto, relacionando-o com questões contemporâneas e apresentando argumentos bem fundamentados.

Essa proposta de atividades tem como objetivo fortalecer as habilidades de leitura e interpretação dos alunos, incentivando uma análise crítica dos textos e uma reflexão sobre suas implicações e relevância no contexto atual.

Formulário Professores Vips
Rolar para cima