Proposta de Simulado de Língua Portuguesa – 5º Ano
Coerência e Coesão no Processamento do Texto
Descritor D8 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Atividade
Leia atentamente o texto a seguir e responda às questões.
Texto
O Dia de Chuva ☔
Pedro estava muito animado para o passeio no parque com seus amigos. Ele havia preparado sua mochila com lanches, brinquedos e até uma bola de futebol. Porém, ao acordar naquela manhã, ouviu o barulho da chuva batendo forte na janela. O céu estava cinzento e cheio de nuvens. Decepcionado, Pedro teve que cancelar o passeio. Ele passou o dia todo em casa, jogando videogame e lendo livros.
Questões
- Por que Pedro cancelou o passeio no parque?
- A) Porque ele esqueceu de arrumar a mochila.
- B) Porque seus amigos não queriam ir.
- C) Porque começou a chover forte.
- D) Porque ele preferiu jogar videogame.
- Qual foi a consequência da chuva no plano de Pedro?
- A) Ele teve que ficar em casa e encontrar outra forma de se divertir.
- B) Ele foi ao parque mesmo assim.
- C) Ele jogou futebol com seus amigos.
- D) Ele decidiu preparar mais lanches.
- Qual elemento do texto indica o motivo pelo qual Pedro ficou decepcionado?
- __________________________________________
- __________________________________________
Respostas
- Resposta correta: C) Porque começou a chover forte.
- Resposta correta: A) Ele teve que ficar em casa e encontrar outra forma de se divertir.
- Exemplo de resposta: O texto diz que Pedro ficou decepcionado porque a chuva fez com que ele cancelasse o passeio.
Conclusão
Estabelecer relações de causa e consequência ajuda os alunos a compreenderem como as ações e eventos se conectam em um texto, contribuindo para a fluidez da narrativa e a interpretação mais profunda.