Prova • Matemática – 3º ano caderno 4 – Ens Fund 1

📝 Prova de Matemática – 3º Ano Caderno 4 – Ensino Fundamental 1

Introdução

📝 Esta prova de matemática para o 3º ano do Ensino Fundamental 1 aborda diversas áreas fundamentais da matemática, incluindo operações básicas, frações, e interpretação de gráficos. A seguir, uma síntese dos tópicos cobertos nas questões.

Distâncias e Trajetos

Viagem de Beatriz

A prova começa com um exercício que explora a compreensão de distâncias e trajetos entre cidades, incentivando os alunos a calcular distâncias acumuladas.

Cálculos de Compras

Compra de Flores

Os alunos são desafiados a calcular o custo total de flores compradas e a dividir o valor em parcelas iguais, aplicando conceitos de multiplicação e divisão.

Probabilidade

Número Par ou Ímpar

A prova inclui uma questão que pede aos alunos para avaliar as chances de selecionar um número par ou ímpar, desenvolvendo a compreensão de probabilidades básicas.

Distribuição de Plantas

Plantio de Mudas

Os alunos devem distribuir mudas de plantas igualmente entre vários canteiros, aplicando conceitos de divisão.

Uso de Notas de 5 Reais

Quantidade de Notas Necessárias

A prova inclui exercícios que exigem que os alunos determinem a quantidade de notas de 5 reais necessárias para formar valores específicos, reforçando a habilidade de divisão.

Frações

Divisão de uma Região Retangular

Os alunos são desafiados a dividir uma região retangular em partes iguais e determinar a fração que representa a área não pintada.

Fração de uma Pizza

A prova inclui um exercício que pede aos alunos para identificar a fração representada por um pedaço de pizza, ajudando na visualização de frações.

Leitura de Livros

Pilha de Livros de Luana

Os alunos devem calcular a fração de livros lidos por uma personagem, desenvolvendo a habilidade de trabalhar com frações no contexto de leitura.

Pesquisa de Preferência de Pizza

Resultado da Pesquisa

Os alunos interpretam um gráfico para identificar as preferências de pizza de uma turma, reforçando a habilidade de leitura e análise de gráficos.

Vendas de Pastéis

Gráfico de Vendas

A prova conclui com uma análise de um gráfico de vendas de pastéis, onde os alunos determinam o sabor mais vendido e calculam o total de vendas em dinheiro.

Conclusão

✨ Esta prova visa proporcionar uma avaliação abrangente das habilidades matemáticas dos alunos do 3º ano, abordando operações básicas, frações, probabilidade e análise de dados de forma contextualizada e prática.