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A palavra pscoa vem de pessach, que significa passagem em hebraico. A Pscoa festeja a ressurreio de Cristo, a passagem da morte para a vida. Por isso na Pscoa tem coelho e ovos, eles so smbolos da fecundidade, da vida. Fonte: ROCHA, Ruth. Almanaque Ruth Rocha. So Paulo: tica, 2005 Com relao ao tema tratado nos textos I e II, pode-se dizer que (A) o texto I expressa votos de felicidade na Pscoa e o texto II ensina o sentido da Pscoa e a calcular sua data. (B) o texto I convida para uma celebrao de Pscoa e o texto II ensina como e quando comemorar a Pscoa. (C) o texto I anuncia produto que vendido na Pscoa e o texto II uma notcia sobre uma comemorao da Pscoa. (D) o texto I tem formato tpico de texto informativo e o texto II tem formato mais livre, tpico de mensagem pessoal. D QUESTO 03 Leia o texto abaixo. O LEO E O RATINHO Esopo Um leo, cansado de tanto caar, dormia espichado sombra de uma boa rvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leo prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leo desistiu de esmag-lo e deixou que fosse embora. Algum tempo depois, o leo ficou preso na rede de uns caadores. No conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leo. Uma boa ao ganha outra. Fonte: Ler e escrever: Livro de textos do aluno/Secretaria da Educao, FDE. So Paulo: FDE, 2008 O leo conseguiu se soltar da rede dos caadores porque (A) prendeu o ratinho com a pata. (B) desistiu de esmagar o ratinho. (C) deixou o ratinho ir embora. (D) o ratinho roeu as cordas. D QUESTO 04 A fbula O leo e o ratinho quer (A) ensinar o leitor, com diferentes situaes. (B) descrever as relaes dos animais na floresta. (C) revelar grandes segredos ao leitor. (D) contar sobre a fuga do leo. D QUESTO 05 A expresso que apresenta uma qualidade, revelando a opinio do narrador na fbula O leo e o ratinho (A) fazia a floresta inteira tremer. (B) todos conseguiram fugir. (C) cansado de tanto caar. (D)dormia espichado. D QUESTO 06 Para responder s questes 6, 7 e 8, leia as tirinhas abaixo. Fonte: ZIRALDO, A. As melhores tiradas do Menino Maluquinho / Ziraldo: ilustraes do autor, Mig e equipe. So Paulo: ed. Melhoramentos, 2005, p.25. O Menino Maluquinho disse OBA!, no primeiro quadrinho. A forma como foi registrada sua fala significa que ele est (A) sussurrando. (B) chorando. (C) cantando. (D) gritando. D QUESTO 07 Os elementos que caracterizam o humor na tirinha so (A) as exclamaes do Maluquinho OBA! e IUPI!... (B) a expresso e os gestos de alegria da me. (C) a fala da me e a onomatopeia CRAC! e IUPI! (D) a fala e a expresso facial do mdico. D QUESTO 08 Da leitura da tirinha do Maluquinho, pode-se entender que (A) a primeira vez que Maluquinho foi engessado. (B) a me no se preocupa com o comportamento do menino. (C) o menino agitado e costuma quebrar coisas. (D) o mdico no tratou direito do Maluquinho. D QUESTO 09 Leia o texto abaixo. Fonte: PAES, Jos Paulo. Ri melhor quem ri primeiro. So Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998. Quem fala no verso 5 S se de trs para diante (A) o Chapeleiro. (B) o narrador. (C) a Alice. (D) o leitor. D QUESTO 10 Leia o texto abaixo. Miguel Paiva. Chiquinha. O Globo, 27 out. 2007. Globinho. De acordo com a personagem, para ficar perfeito, preciso (A) filme na TV. (B) cafun da me. (C) controle remoto na mo. (D) pantufas para aquecer os ps. D QUESTO 11 Leia o texto abaixo. Sem barra Jos Paulo Paes Enquanto a formiga carrega comida para o formigueiro, a cigarra canta, canta o dia inteiro. A formiga s trabalho. A cigarra s cantiga. Mas sem a cantiga da cigarra que distra da fadiga, seria uma barra o trabalho da formiga! PAES, Jos Paulo. Olha o bicho. So Paulo: tica, 1989. Nos versos seria uma barra / o trabalho da formiga!, a palavra destacada refora a ideia de trabalho (A) voluntrio. (B) escravo. (C) pesado. (D) cmico. SIMULADO 18 Lngua portuguesa 5 ano PAGE 1 i j k m x ȶyh]E1 &hH h; 5CJ OJ QJ \^J aJ /j hH hH 5CJ OJ QJ U\^J aJ hH hBf OJ QJ hH hBf CJ OJ QJ ^J aJ $hH hH 0J" CJ OJ QJ ^J aJ $hH hH 0J" CJ OJ QJ ^J aJ -hH hH 0J" OJ QJ ^J fH q #hH hH 5CJ OJ QJ ^J aJ #hH hH 5CJ OJ QJ ^J aJ )j hH hH CJ OJ QJ U^J aJ hH hH CJ OJ QJ ^J aJ " E i k $ F d e f g ! $ -D M [$ \$ a$gdBf h^hgd* h7$ 8$ H$ ^hgd* 7$ 8$ H$ gd* $a$gd? 7$ 8$ H$ gdBf ! $ -D M [$ \$ a$gdH dh gdH gdH 3 w c d f g i r dzl[P<% ,j hH hH 5CJ OJ QJ U^J aJ &hH h; 5CJ OJ QJ \^J aJ hH hBf OJ QJ hH hBf CJ OJ QJ ^J aJ $hH hBf 0J" CJ OJ QJ ^J aJ -hH hBf 0J" OJ QJ ^J fH q hH hBf OJ QJ #hH hBf 5CJ OJ QJ ^J aJ &hH h; 5CJ OJ QJ \^J aJ &hH hn 5CJ OJ QJ \^J aJ &hH h* 5CJ OJ QJ \^J aJ hH h* CJ OJ QJ ^J aJ 1 2 s Q : ; < gdBf $7$ 8$ H$ ^`a$gd* $7$ 8$ H$ `a$gd* $7$ 8$ H$ a$gd* $7$ 8$ H$ a$gd* $a$gd* $a$gd* $a$gd* $ - 1 9 : ; < > G W ܷ}kYN7 -hH hBf 0J" OJ QJ ^J fH q hH hBf OJ QJ #hH hBf 5CJ OJ QJ ^J aJ #hH hH 5CJ OJ QJ ^J aJ #hH hn 5CJ OJ QJ ^J aJ &hH h* 6CJ OJ QJ ]^J aJ &hH h* 6CJ OJ QJ ]^J aJ hH h* CJ OJ QJ ^J aJ &hH h* 5CJ OJ QJ \^J aJ hH h* CJ OJ QJ ^J aJ #hH h* 5CJ OJ QJ ^J aJ < b w ^ P ! 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