Prova • Ciências – 3º ano caderno 4 – Ens Fund 1

🌾 Prova de Ciências – 3º Ano, Caderno 4 – Ensino Fundamental 1

Formação do Solo

O solo é rico em nutrientes que propiciam a germinação de plantas. Ele é formado pela associação de diversos fatores. 🌱

Como acontece a formação do solo?

Explique o processo de formação do solo, destacando a decomposição de matéria orgânica e a ação de agentes naturais.

Atividades dos Animais

As atividades dos animais são muito importantes na formação e na manutenção do solo.

Produção de Húmus

A produção de húmus é observada em uma das imagens fornecidas. Descreva como ela ocorre e em qual imagem é observada.

Tipos de Solo

Complete as Frases

Preencha as frases com as palavras do quadro fornecido para identificar os diferentes tipos de solo e os processos de erosão. 🧩

Componentes do Solo

Identificação dos Componentes

Escolha uma das palavras do quadro e complete as lacunas, identificando o tipo de componente que forma cada tipo de solo.

Transformação de Rochas em Solo

Descrição do Processo

Descreva como ocorre a transformação das rochas em solo, utilizando o esquema fornecido como base. 🪨➡️🌱

Preparo do Solo na Floresta Amazônica

Necessidade de Preparo

Explique o preparo necessário no solo da Floresta Amazônica para cultivo agrícola e justifique a necessidade desse preparo. 🌳🌾

Técnicas para Solos de Várzea

Recomendação de Técnicas

Descreva a técnica recomendada para lidar com o excesso de água nas margens dos rios da bacia Amazônica e explique por que essa técnica é necessária.

Impactos do Uso do Solo

Completar as Frases

Escolha uma das palavras do quadro para completar cada frase, descrevendo os danos causados pelo uso do solo pela ação humana.

Contribuição do Desmatamento para Erosão

Efeitos do Desmatamento

Explique por que o desmatamento contribui para a erosão, utilizando a imagem fornecida como referência. 🌳⛏️

Ações para Preservação do Solo