

Atividades • Alfabetização – Anos Iniciais
Consolidando a Alfabetização: Sessenta Lições” tem altíssima relevância no processo de ensino-aprendizagem, especialmente como intervenção pedagógica direcionada aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental


Projeto de Vida • A Favela Carioca – Energia e Cultura
🌆 A Favela Carioca: Energia e Cultura – Um Olhar Histórico e Pessoal Você já pensou em unir história, geografia, cultura local e Projeto de


8 Planos de Aula do Reconto Lacinho Vermelho e o Perigo Virtual – Fundamental I e Fundamental II
VÍDEO Lacinho Vermelho e o Perigo Virtual 3 Planos de Aula – Leitura, Compreensão do Texto e Reconto da História – 1º e 2º Anos


Plano de Aula – “O Bullying do Patinho Feio”
‘O Bullying do Patinho Feio’. Este plano de aula utiliza um reconto do clássico para abordar a problemática do bullying, destacando como essa prática afeta


Atividade Junina • Plano de Aula – Cordel de São João
Plano de Aula com atividades sobre a temática de São João:
Tema: São João – Vivenciando a cultura popular nordestina


Festas Juninas • Cordel – Festa no Arraiá
No cordel do arraial, um
mundo encantado, O
nordeste se revela, todo
apaixonado. Versos rimados,
histórias contadas, Em cada
estrofe, a cultura é celebrada


Planos de Aula • Socioemocional – A confusão das bolachas
Praticar a empatia ao se colocar no lugar dos personagens e entender suas motivações e sentimentos. Desenvolver habilidades de comunicação assertiva ao expressar opiniões e sentimentos de forma respeitosa e construtiva…


Atividades • Conto – A história de Pedrinho
A história de Pedrinho é uma ótima oportunidade para o professor trabalhar os temas da comunicação, inclusão, empatia e respeito às diferenças com seus alunos. Pedrinho, um menino surdo e mudo, sentia-se sozinho e incompreendido até que um colega, Lucas, …


Planos de Aula • Anos Iniciais – Bichinhos unidos contra o bullying
Planos de Aula • Anos Iniciais – Bichinhos unidos contra o bullying
Objetivo: Desenvolver a capacidade de demostrar empatia em situações de interação com crianças e adultos, compreender os sentimentos e as necessidades das personas.


Plano de Aula • Ed Física – Jogos Lúdicos 7 – EF 1º a 6º ano
Atividades: ARRANCA-RABO 2, ARTILHARIA e ARREMESSO DE ARCO.
Objetivos: Proporcionar atividades que estimulem o desenvolvimento da agilidade, estratégia de jogo, desenvolvimento da afetividade, arremesso, coordenação motora ampla.


Plano de Aula • Ed Física – Jogos em Grupo 7 – EF 1º a 4º ano
Atividades: ROUBANDO BOLAS, ALERTA e ALMOFADÃO.
Objetivos: Proporcionar atividades que estimulem desenvolvimento da Velocidade, agilidade, condução de bola, arremesso, noção de espaço.


Plano de Aula • Ed Física – Jogos em Grupo 6 – EF 1º a 6º ano
Atividades: ARRANCA RABO, AMEBA e ALVO CEGO COOPERATIVO.
Objetivos: Proporcionar atividades que estimulem desenvolvimento da Velocidade, agilidade, tática de jogo, atenção, arremesso de bola, vivência da deficiência visual e o desenvolvimento da afetividade através da cooperação.


Plano de Aula • Ed Física – Jogos em Grupo 5 – EF 1º a 6º ano
Atividades: NOITE E DIA, PINOBOL e PÉS UNIDOS – JOGO COOPERATIVO.
Objetivos: Proporcionar atividades que estimulem desenvolvimento da capacidades motoras como: velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação motora ampla; desenvolver a afetividade através do jogo em equipe; estratégia de jogo


Plano de Aula • Ed Física – Jogos em Grupo 3 – EF 1º a 6º ano
Atividades: PEGA-PEGA ARCO, QUEIMADA XADREZA e SEMÁFARO.
Objetivos: Proporcionar atividades que estimulem desenvolvimento da agilidade, coordenação motora ampla, arremesso, empunhadura, cooperação, afetividade, esquema de jogo coletivo.


Plano de Aula • Ed Física – Jogos Lúdicos 2 – EF 1º a 6º ano
Atividades: ALIBABÁ E OS 40 LADRÕES e AGACHADOS.
Objetivos: Proporcionar atividades que estimulem desenvolvimento da Coordenação motora ampla, ritmo, memorização de movimentos, controle corporal, empunhadura, arremesso, chute, manchete, passe.


Plano de Aula • Ed Física – Jogos Lúdicos 4 – EF 2º a 6º ano
Atividades: ANTES DA BOLA, ACERTE A TORRE e APONTE O QUE OUVIU.
Objetivos: Proporcionar atividades que estimulem desenvolvimento da Velocidade, arremesso, passe, empunhadura, defesa, tempo de reação, cooperação e interação.


Plano de Aula • Ed Física – Jogos Lúdicos 3 – EF 1º a 6º ano
Atividades: CONTRA O RELÓGIO, DANÇA DA CADEIRA – VARIAÇÃO COM ARCOS:
Objetivos: Proporcionar a diversão dos alunos; aprimorar a velocidade e agilidade; melhorar as relações interpessoais através do trabalho em equipe; aprimorar a afetividade através da cooperação e do contato físico; integrar e incluir a todos.


Plano de Aula • Ed Física – Jogos em Grupo 1 – EF 1º a 6º ano
Atividades: CORRIDA DO BAMBOLÊ e CASA MORADOR E TERREMOTO
Objetivos: Proporcionar atividades que trabalhem a cooperação, atenção, velocidade, agilidade, coodenação motora ampla…


Plano de Aula • Ed Física – Jogos em Grupo 4 – EF 1º a 6º ano
Atividades: PEGA-AJUDA, PIQUE BOLA e PASSE, ARREMESSO E ABAIXA
Conteúdo: Velocidade, agilidade, cooperação, esquema de jogo, arremesso e empunhadura de bola, coordenação motora ampla, atenção e raciocínio.


Plano de Aula • Ed Física – Jogos em Grupo 2 – EF 1º a 6º ano
Atividades: QUEM É VIVO CORRE, 10 PASSES e PEGA A BOLINHA.
Objetivos: Proporcionar atividades que estimulem desenvolvimento da cooperação, velocidade, agilidade, atenção, coordenação motora ampla, passe e empunhadura, velocidade de reação, conhecimento corporal.


Plano de Aula • Produção de um conto – Ens. Fundamental I e II
Habilidade: Produção de texto escrito com autonomia, por exemplo: Produção de um conto.


Projeto • Desenvolver Habilidades – Ens. Fundamental I
Habilidades: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.


Cinco Planos de Aula • Linguagem – Pré-escolar e Fundamental I
Habilidade: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.


Planos de Aula • Roteiro básico para criar Plano de Aula
Criar um plano de aula que seja eficiente, requer um tanto de experiência e dedicação. Com um plano de aula bem elaborado, o professor terá


BNCC Oficial • A Etapas do Ensino Fundamental
Planos de Aula de acordo com a BNCC – Ensino Fundamental e Ensino Médio