Educ Especial • Proposta de Intervenção Pedagógica

(◠‿◠) ✌(-‿-)✌

📘 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA PEDAGÓGICA DIRETORIA PEDAGÓGICA

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – 1º BIMESTRE

Dificuldades/Potencialidades/Necessidades:

• Dificuldades: Identificação de dificuldades específicas dos alunos em áreas como leitura, escrita, matemática e comportamento social.
  • Potencialidades: Reconhecimento das habilidades e talentos dos alunos que podem ser potencializados.
  • Necessidades: Determinação das necessidades educacionais e emocionais dos alunos para um desenvolvimento integral.

Objetivos:

1. Melhorar a compreensão leitora e a habilidade de escrita dos alunos.
  2. Fortalecer as competências matemáticas básicas.
  3. Desenvolver habilidades socioemocionais para melhorar o comportamento e a interação social.
  4. Promover a inclusão e participação ativa de todos os alunos nas atividades escolares.

Metodologia/Estratégias Pedagógicas:

1. Leitura e Escrita:
    • Utilização de textos variados para prática de leitura.
    • Produção de textos criativos e descritivos.
    • Atividades de correção e reescrita para melhorar a expressão escrita.
  2. Matemática:
    • Exercícios práticos e lúdicos para reforço de conceitos matemáticos básicos.
    • Jogos educativos que estimulam o raciocínio lógico e resolução de problemas.
  3. Socioemocional:
    • Dinâmicas de grupo e jogos cooperativos para promover a empatia e o respeito.
    • Sessões de orientação com foco no desenvolvimento emocional e comportamental.
  4. Inclusão:
    • Adaptação de atividades para alunos com necessidades especiais.
    • Uso de recursos tecnológicos assistivos para facilitar a participação de todos os alunos.

Recursos Materiais:

• Livros didáticos e paradidáticos.
  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis, etc.).
  • Jogos educativos e materiais manipulativos.
  • Recursos audiovisuais (computadores, tablets, projetores).
  • Materiais específicos de apoio (fichas de atividades, cartazes, etc.).