Ed Especial e Inclusiva • Ajudando seu filho a aprender

Um folheto para pais de crianças surdas na pré-escola e no ensino fundamental

📘 Ajudando seu Filho a Aprender

Este folhe de 36 páginas, desenvolvido pela NDCS (Sociedade Nacional de Crianças Surdas), é uma valiosa ferramenta para pais de crianças surdas na pré-escola e no ensino fundamental. A publicação foi criada com a colaboração de crianças, pais e professores de surdos, e conta com o apoio do Correio Real da Inglaterra.

O folheto utiliza o termo ‘surdo’ para abranger todos os tipos de surdez, incluindo surdez temporária, como a causada por cola no ouvido. Ele fornece orientações práticas para ajudar pais a apoiar o aprendizado de seus filhos surdos em diversos contextos.

Índice:

1. Introdução: Visão geral e objetivo do folheto.
  2. Ajudando seu filho a aprender: Estratégias para incentivar o aprendizado.
  3. Tempo juntos: Importância do tempo de qualidade entre pais e filhos.
  4. Hora de Jogar: Benefícios do jogo para o desenvolvimento.
  5. Brinquedos: Escolha de brinquedos apropriados.
  6. Lendo e dividindo livros: Dicas para leitura conjunta e promoção da alfabetização.
  7. Televisão, vídeo e legendas: Uso de mídias audiovisuais com legendas.
  8. Usando o computador com o seu filho: Recursos digitais para apoiar o aprendizado.
  9. Ler e escrever: Técnicas para ensinar leitura e escrita.
  10. Números e contas: Ensinando conceitos matemáticos.
  11. Atividades: Sugestões de atividades práticas para aprendizado.

Este folheto é um recurso essencial para pais que desejam promover o desenvolvimento educacional e social de seus filhos surdos, garantindo que eles tenham as mesmas oportunidades de aprendizado que outras crianças. 🌟📚