Jogos e Brincadeiras
Jogos e Atividades para Autistas
Considerados atividades lúdicas.
Ludus (latim) = jogo, diversão.
Presentes em todas as fases do
desenvolvimento humano.
Indispensáveis no relacionamento entre as
pessoas.
Fontes importantes de desenvolvimento e de
aprendizagem.
Funções do brincar na vida de uma criança
Promover:
Interação social
Expressão afetiva
Desenvolvimento da linguagem
Desenvolvimento cognitivo
Experimentação de possibilidades motoras
Apropriação de regras sociais
Imersão no universo cultural
Os jogos, mais especificamente:
Jogos e Atividades para Autistas
Estimulam o raciocínio
Desenvolvem habilidades
Estimulam a construção de novos
conhecimentos
Ensinam a lidar com os resultados
Desafiam a produção de soluções para
situações-problema
Jogo enquanto técnica educativa
Torna a aprendizagem significativa e dinâmica.
Tem como objetivo ensinar divertindo e interagindo com o
outro.
Jogo educativo
Aquele que tem função pedagógica, desde que contemple o estágio.
de desenvolvimento, o interesse e o prazer da criança em realizar
aquela atividade.
• Professor e aluno devem estar engajados na atmosfera lúdica.
• Experimentação, descoberta, criatividade são aspectos que devem
ser respeitados.
O trabalho com jogos para crianças autistas
Permite trabalhar ao mesmo tempo forças e fraquezas.
Por meio do que elas têm mais desenvolvido (habilidade com pistas visuais), é possível motivá-las para treinar os aspectos mais comprometidos. É a melhor forma de aproximá-las de outras
crianças. No começo, é preciso garantir marcos básicos do desenvolvimento:
Busca – intenção e propósito
Representação mental – imagem e conceito
Constância perceptiva e objeto permanente – tempo e espaço
Relação tri-bidimensional – volume e planos
Para os menores (2 a 4 anos) – brincadeiras
Jogos e Atividades para Autistas
Esconde-esconde
Pega-pega
Boliche
Bola ao cesto
Disco Amarelinha, Jogos e Atividades para Autistas
- Túnel
- Encaixes
- Montagens
- Pescaria
- Objetivando:
- Consciência corporal
- Vínculo afetivo
- Intencionalidade da ação
- Compartilhamento
- Funcionalidade manual
- Compreensão de instrução
- Início de compreensão de regras